Netanyahu visita tropas na Síria para lá da linha de demarcação
- 20/11/2025
Netanyahu estava acompanhado pelo seu ministro da Defesa, Israel Katz, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Gideon Saar, e pelo chefe da Agência de Segurança Interna (Shin Bet), David Zini, indicou o porta-voz israelita à agência de notícias France-Presse (AFP).
De acordo com o jornal israelita Times of Israel, que cita uma fonte do gabinete de Netanyahu, a visita foi organizada para o líder israelita agradecer às tropas destacadas naquela região pelo seu serviço.
Esta visita surge num momento em que o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) registou várias incursões de patrulhas israelitas em território sírio, nomeadamente em Quneitra e Daara, distritos fronteiriços à região dos Montes Golã controlada por Israel.
"Esta ação insere-se no âmbito das recentes movimentações das forças israelitas no sul da Síria", adiantou a organização não-governamental (ONG).
O OSDH informou ainda que algumas patrulhas "estabeleceram um posto de controlo militar improvisado" onde inspecionaram "transeuntes e os veículos e verificaram rigorosamente os documentos de identificação dos civis" entre duas cidades em Quneitra.
A ONG indicou ainda que não foram registadas detenções por parte dos militares israelitas.
Na sua visita no dia 11 deste mês à Casa Branca, o Presidente interino da Síria, Ahmad al-Sharaa, afirmou ao canal Fox News que não entraria imediatamente em negociações diretas com Israel, indicando que o Presidente norte-americano Donald Trump, poderia ajudar nas discussões.
Nos meios de comunicação israelitas o impasse entre Damasco e Telavive deve-se precisamente à presença de tropas israelitas ao longo da fronteira, que o Governo sírio quer que sejam retiradas, algo que Israel alegadamente só aceitará caso seja assinado um acordo de cessar-fogo global.
Leia Também: Israel ataca "diferentes infraestruturas terroristas" no sul do Líbano





.jpg)





















































