Nova primeira-ministra japonesa quer "elevar aliança" com os EUA
- 26/10/2025
"Com ele, estou determinada a elevar a aliança Japão-EUA a patamares ainda mais elevados", escreveu numa mensagem publicada na rede social X, na véspera de Trump começar um périplo pela Ásia.
A primeira-ministra japonesa descreveu o Presidente norte-americano como "uma pessoa muito animada e divertida".
Durante esta primeira conversa telefónica com Trump, dois dias antes da sua visita ao Japão na segunda-feira, Sanae Takaichi disse que "uma das principais prioridades" da sua administração era o reforço dos laços entre os dois países "diplomaticamente e em termos de segurança".
Donald Trump quer que Tóquio, assim como outros aliados, aumente as suas despesas militares e Sanae Takaichi anunciou na sexta-feira, no seu primeiro discurso político, que o Japão iria aumentar o seu orçamento de defesa para 2% do produto interno bruto (PIB) no próximo ano fiscal, dois anos antes das anteriores previsões.
Had a good and candid conversation with @realDonaldTrump today and truly appreciated his warm congratulatory message on my appointment as Prime Minister. Together with him, I am determined to elevate the Japan–U.S. Alliance to even greater heights.
— 高市早苗 (@takaichi_sanae) October 25, 2025
Starting tomorrow, I’ll be…
Presidente do Partido Liberal Democrático, a conservadora Sanae Takaichi é a primeira mulher a ocupar as funções de chefe do governo do Japão, para as quais foi nomeada na terça-feira.
Leia Também: "Japão também adota atualmente uma postura muito hostil com a Rússia"





.jpg)
















































