Nove pessoas morreram após avalancha e tempestades de neve no Nepal
- 04/11/2025
 
Na manhã de segunda-feira, uma avalancha arrastou 12 pessoas de um acampamento base em Yalung Ri, um pico de 5.630 metros no leste do Nepal, e sete delas morreram.
Entre os mortos estão três italianos, um alemão, um francês e dois nepaleses, disse à AFP Phurba Tenjing Sherpa, da agência organizadora da expedição, a Dreamers Destination.
"Vi todos os sete corpos", disse Phurba, acrescentando que as operações para recuperar os restos mortais dos sete alpinistas estavam hoje em curso.
A agência de Phurba tinha organizado a expedição para três das sete vítimas. Dois cidadãos franceses, dois nepaleses e uma quinta pessoa foram resgatados na manhã de hoje, disse Gyan Kumar Mahato, um responsável da polícia no distrito de Dolakha. A nacionalidade do quinto alpinista não foi especificada.
Noutro acidente distinto, duas pessoas morreram no oeste do Nepal durante a queda de fortes tempestades de neve.
Stefano Farronato e Alessandro Caputo, dois alpinistas italianos, morreram depois de terem sido surpreendidos por fortes tempestades de neve enquanto escalavam o Monte Panbari, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano hoje em um comunicado.
Faziam parte de uma expedição de três pessoas, mas não havia contacto com estes alpinistas desde a sexta-feira.
O líder desta expedição, que estava no acampamento base, foi resgatado de helicóptero no domingo, mas os outros dois alpinistas continuavam desaparecidos.
Região com oito dos 10 picos mais altos do mundo, incluindo o Evereste, o Nepal recebe centenas de alpinistas e excursionistas todos os anos.
As expedições de outono aos Himalaias são menos populares devido aos dias mais curtos e frios, ao terreno coberto de neve e a uma temporada de escalada mais curta em comparação à época alta da primavera.
Na semana passada, o ciclone Montha levou chuvas fortes e neve ao Nepal, deixando alpinistas e turistas presos em rotas populares de 'trekking' nos Himalaias.
Leia Também: Cinco pessoas resgatadas com vida após avalancha no Nepal





.jpg)




						
						
						
						
						
















































