Novo ataque de tubarão em praia na Austrália. É o quarto em três dias

  • 20/01/2026

Em três dias, quatro pessoas foram atacadas por tubarões na costa leste da Austrália. Sobre este último ataque, sabe-se que a vítima é um surfista e que sofreu apenas ferimentos leves. 

 

De acordo com as autoridades, o tubarão terá atacado a prancha de surf do homem em Point Plomer, pelas 09h00 locais, que conseguiu sobreviver, tendo apenas ficado com ferimentos ligeiros. 

O capitão do Kempsey - Crescent Head Surf Life Saving Club, Matt Worrall, referiu que o surfista tive sorte porque "a prancha absorveu grande parte do impacto".

"Conseguiu chegar à costa pelo próprio pé, onde depois foi auxiliado por moradores", disse, citado pela Australian Broadcasting Corp.

O que se sabe sobre os (outros) ataques?

O primeiro incidente aconteceu na tarde de domingo na Shark Beach (na tradução livre Praia do Tubarão), num subúrbio da capital australiana. Nessa altura, um grupo de crianças estava a saltar numas rochas na costa quando, de repente, um tubarão saltou da água e mordeu um rapaz de 12 anos.

O rapaz foi retirado do mar pelos amigos, que chamaram também as autoridades para o local. Segundo a polícia, se não tivessem sido as outras crianças, provavelmente não teria sobrevivido.

"As ações dos seus amigos, não foram nada menos do que bravura. Foi um resgate corajoso", afirmou o comandante daquela área marítima, Joseph McNulty, citado pela BBC.

A polícia marítima ao chegar ao local, deparou-se com uma "cena horrenda", mas agiu com celeridade, pondo o rapaz numa lancha e criando torniquetes nas pernas do rapaz para estancar a hemorragia. 

O rapaz encontra-se ainda em estado crítico no hospital. "Ele está a enfrentar a luta da sua vida agora", continuou McNulty.

O segundo ataque aconteceu já esta segunda-feira e numa outra praia, a cerca de 30 quilómetros de distância (por terra). Neste incidente, um tubarão atacou um rapaz de 11 anos, que estava no mar a surfar. O animal conseguiu apenas morder a prancha de surf do jovem, deixando o menor ileso.

Surfista de 11 anos escapa ileso a 2.º ataque de tubarão em Sydney em 24h

Surfista de 11 anos escapa ileso a 2.º ataque de tubarão em Sydney em 24h

Um rapaz de 11 anos escapou hoje ao ataque de um tubarão, que mordeu a sua prancha de surf numa praia no norte de Sydney, no segundo incidente com tubarões em menos de 24 horas naquela cidade australiana.

Lusa | 06:53 - 19/01/2026

Contudo, perante o novo ataque, a polícia alertou todos os residentes para estarem alertas e evitarem entrar no mar. Horas depois, uma terceira pessoa era atacada e, desta vez, o tubarão não deixou a vítima escapar.

O último ataque aconteceu numa outra praia - esta muito próxima da do incidente anterior. Deste incidente sabe-se apenas que o homem estaria também a surfar quando o tubarão atacou, tendo sido retirado da água por outros visitantes da praia.

A vítima foi levada de urgência para o hospital tendo ferimentos graves também nas pernas, à semelhança do primeiro caso. O homem encontra-se em estado crítico.

Os incidentes reiterados e num curto espaço de tempo levaram as autoridades a encerrarem o acesso a todas as praias naquela região até a segurança ser restaurada.

Três ataques de tubarão em menos de 48h: Duas vítimas em perigo de vida

Três ataques de tubarão em menos de 48h: Duas vítimas em perigo de vida

Três ataques de tubarão ocorreram em Sydney, Austrália, em menos de 48 horas, deixando duas vítimas, uma delas uma criança, em estado crítico. As autoridades locais fecharam todas as praias da região.

Carolina Pereira Soares | 19:51 - 19/01/2026

A Austrália, note-se, é um dos locais mais perigosos do mundo no que toca a ataques de tubarão. Em 2025, cinco pessoas morreram devido a estes incidentes, incluindo uma criança de nove anos.

Leia Também: "Cena horrível". Jovem turista encontrada morta em praia rodeada de cães

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2922644/novo-ataque-de-tubarao-em-praia-na-australia-e-o-quarto-em-tres-dias#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes