Novo julgamento para 3 ex-polícias condenados pela morte de Tyre Nichols
- 28/08/2025
Sheryl H. Lipman, juíza distrital dos EUA, emitiu a ordem para um novo julgamento de Tadarrius Bean, Demetrius Haley e Justin Smith, que foram considerados culpados em outubro de 2024 por obstrução à justiça através de adulteração de testemunhas na morte de Tyre Nichols.
Dois outros polícias, Emmitt Martin e Desmond Mills Jr., também foram acusados, mas declararam-se culpados antes do julgamento federal.
Lipman assumiu o caso em junho, depois de o juiz distrital dos EUA, Mark S. Norris, que presidiu ao caso e ao julgamento, ter-se afastado do caso dias antes da sentença dos cinco polícias.
O caso da morte de Tyre Nichols, de 29 anos, gerou revolta nos Estados Unidos, obrigando a Casa Branca a reagir, e suscitou receios de revolta, após a divulgação das imagens da detenção, em 07 de janeiro de 2023, em Memphis, do jovem afro-americano, espancado por cinco agentes da polícia, também negros.
O vídeo da detenção, divulgado em 27 de janeiro de 2023, mostra que os polícias detiveram o jovem, retiraram-no do veículo à força e espancaram-no, pontapeando-o na cabeça, golpeando-o com um cassetete e utilizando ainda uma arma de choque elétrica (taser).
O caso provocou um intenso escrutínio por parte da polícia em Memphis, protestos em todo o país e novos apelos por uma reforma policial.