Oficial: FC Porto promove André Castro a adjunto de Farioli
- 16/09/2025
O FC Porto tornou pública, esta terça-feira, em forma de comunicado emitido, através das plataformas sociais, a decisão de integrar André Castro na equipa técnica da principal formação de futebol, liderada por Francesco Farioli.
"André Castro vai passar a fazer parte da equipa técnica do plantel principal do FC Porto. Por decisão da direção desportiva e da equipa técnica, o antigo jogador e capitão do Clube assume o papel de treinador adjunto de Francesco Farioli", começa por referir a nota partilhada pelo emblema azul e branco.
"Aos 37 anos, o antigo médio formado nas escolas portistas continuará a ter uma função de integração dos atletas jovens que transitam dos vários escalões de formação, passando a trabalhar em permanência com a equipa A do FC Porto", prossegue.
"A partir de agora, Dave Vos, Lino Godinho, Lucho González e André Castro (treinadores adjuntos), Callum Walsh (preparador físico), Osman Kul (analista), Iñaki Ulloa e Diogo Almeida (treinadores de guarda-redes) compõem a equipa técnica liderada por Francesco Farioli", completa.
A decisão surge, sensivelmente, quatro meses depois de o ex-jogador ter optado por colocar um ponto final na carreira, aos 37 anos de idade, e meros dois meses depois de ter sido nomeado adjunto do treinador da equipa B, Gonçalo Brandão.
A ligação ao FC Porto
Formado no Gondomar, André Castro chegou ao FC Porto no verão de 2000, com apenas 12 anos de idade, para integrar a formação de sub-13. Daí em diante, 'escalou' pelos vários escalões jovens, até que, a 2 de fevereiro de 2008, viu Jesualdo Ferreira dar-lhe a oportunidade de se estrear pela equipa principal, tendo sido lançado para o lugar de Paulo Assunção, num jogo no qual acabaria por derrotar a União de Leiria, por categóricos 4-0.
A ligação aos azuis e brancos manter-se-ia até 2014, com empréstimos, pelo meio, a Olhanense, Sporting Gijón e Kasimpasa, que acabaria mesmo por adquiri-lo, a troco de uma verba na ordem dos dois milhões de euros. Feitas as contas, acabou por deixar o Dragão com 34 encontros oficiais disputados, ao cabo dos quais somou um golo e ainda uma assistência.
Daí em diante, sucederam-se 'aventuras' por Goztepe, Sporting de Braga e Moreirense, até que, em 2024, viria a regressar ao clube 'do coração', a 'custo zero', desta feita, para fazer parte da equipa B, na tentativa de lhe providenciar outro tipo de experiência, numa fase mais complicada do ponto de vista desportivo.
Com a camisola da formação secundária, André Castro disputou 22 jogos (com um golo e uma assistência pelo meio), na II Liga, numa temporada em que chegou mesmo a temer-se uma eventual despromoção, de tal maneira que terminou com um 14.º lugar, apenas dois pontos acima da 'linha de água'.
À experiência no banco da equipa B segue-se, agora, uma outra, no da equipa A. A estreia está, de resto, agendada já para as 20h15 (hora de Portugal Continental) da próxima sexta-feira, no duelo da sexta jornada da I Liga, perante o Rio Abe, no Estádio dos Arcos.
Leia Também: "O FC Porto abriu-me as portas. Rodrigo Mora é um fora de série"