ONU pede à Sérvia para apurar responsabilidades em acidente em Novi Sad
- 06/11/2025
O austríaco Volker Turk criticou a ausência de algum "progresso significativo na obtenção da verdade e prossecução da Justiça em relação a esta tragédia", de acordo com um comunicado.
"Isto continua assim, apesar dos pedidos de milhares de pessoas que saíram à rua", sublinhando ser preciso "restaurar a confiança da população nas instituições e no estado de Direito", continuou.
O responsável da ONU lamentou existirem "acusações de ataques violentos e detenções arbitrárias de manifestantes, que foram para as ruas de forma pacífica, e de jornalistas".
No último ano, a população local tem vindo a protestar e a pedir que sejam apuradas responsabilidades pela tragédia de Novi Sad e com fortes críticas às suspeitas de corrupção no país, além de defender a libertação das pessoas que foram presas nas manifestações.
As autoridades da Sérvia negam tais solicitações e acusam os manifestantes de "incitamento à violência, seguindo ordens oriundas do estrangeiro", disse Turk, que sublinhou a necessidade de uma investigação "transparente, independente e eficaz".
"A Sérvia tem a obrigação de defender a liberdade de expressão e de reunião", acrescentou o alto-comissário da ONU, defendendo que é preciso "garantir que as ações para manter a ordem pública não ultrapassam os limites legais nem põem em perigo os Direitos Humanos".
Leia Também: Milhares assinalam um ano do desastre que matou 16 em estação na Sérvia





.jpg)





















































