Pai obriga filhos a subir montanha. Uma das crianças está em estado grave
- 27/11/2025
Um pai do Utah, nos Estados Unidos da América, está a ser acusado de torturar os seus três filhos depois de os ter obrigado a fazer uma caminhada perigosa.
Micah Smith foi detido e acusado de abuso e tortura infantil depois de levar os filhos de 2, 4 e 8 anos de participar numa caminhada brutal em Big Cottonwood Canyon, uma zona montanhosa, a 11 de outubro.
"Aquilo que parecia ser uma caminhada inocente tornou-se num pesadelo quando o suspeito decidiu subir uma montanha com as crianças ao invés de pensar na segurança das mesmas", pode ler-se na sua acusação.
A caminhada (quase) fatal
O trilho em causa é uma caminhada "extenuante" de 8 km (ida e volta) com uma altitude de 640 metros e é classificada como difícil, de acordo com guias online, citados pelos media norte-americanos.
A família foi dada como desaparecida depois de nunca mais ter regressado a casa. As equipas de resgate encontraram a família a cerca de 180 metros do topo, onde se tinham abrigado, porque o filho mais novo de Smith teria caído e batido com a cabeça.
Os socorristas encontraram o rapaz deitado em cima do outro filho de 2 anos, inconsciente e sem dar sinais de respiração.
O pai revelou que realizou manobras de reanimação nos seus dois filhos mais novos, uma vez que tinham ficado inconscientes. As crianças não estariam com roupas muito quentes, reporta o NY Post.
Segundo relato da filha, quando estavam prestes a alcançar o topo da montanha, esta terá tentado convencer o pai a regressar a casa, mas este disse-lhe que estavam quase a atingir uma "experiência única na vida".
Família toda hospitalizada
Depois de serem resgatados, os quatro elementos da mesma família foram todos hospitalizados. O homem foi diagnosticado com um quadro leve, enquanto a menina de 8 anos estava estável.
Os dois filhos mais pequenos estavam em estado critico, estando a criança de 4 anos ainda hospitalizada. O menino sofreu um derrame cerebral na sequência das condições adversas a que foi sujeito, e foi necessário remover parte do seu cérebro.
Na sequência do sucedido, gerou-se inicialmente uma onda de solidariedade em torno da família, considerando-se que se tratara de uma tragédia. Chegou mesmo a ser criada uma página de angariação de fundos para ajudá-los, a qual foi entretanto desativada.
Pai já tinha apresentado comportamentos perigosos
Micah foi detido e preso no dia 25 de novembro. O suspeito já tinha apresentado alguns comportamentos erráticos anteriores a este acontecimento.
Um mês antes desta caminhada, o homem foi interpelado pela polícia com duas armas e um machado a caminho de uma montanha. Assumiu que estava a "passar por um momento muito difícil", mas garantiu que não tinha intenções de se matar.
Já no dia 10 de novembro, tentou entrar no hospital onde o filho está internado para interferir nos cuidados do seu filho de 4 anos e adulteração de equipamentos.
"O comportamento do arguido é inconstante, e não é apenas um perigo para si próprio, como para estas vítimas", refere a acusação.
Leia Também: No mesmo local a horas diferentes. Dois jovens e pai de um atropelados





.jpg)






















































