Papa Leão XIV critica apelos para o aumento da despesa militar

  • 18/12/2025

Na sua primeira mensagem para o Dia Mundial da Paz, hoje publicada, o Papa recordou que na tarde da sua eleição, em maio, apresentou-se ao mundo com a frase "A paz esteja convosco!", desejando "uma paz desarmada e uma paz que desarma, humilde e perseverante".

 

Na mensagem hoje divulgada, que será entregue aos chefes de Estado que planeiam encontrar-se com o Papa no Vaticano no próximo ano, Leão XIV explicou que a paz continua a ser tratada "como um ideal longínquo" e que já não é considerado "escandaloso negá-la, ou sequer fazer a guerra para a alcançar".

O Papa lamentou que "na relação entre cidadãos e governantes, chega-se a considerar uma culpa pelo facto de não nos terem preparado o suficiente para a guerra, para reagir a ataques, para responder a agressões".

Leão XIV criticou a situação de ir-se "muito além do princípio da legítima defesa" e que "esta lógica de oposição é a característica mais atual de uma desestabilização global que se torna cada vez mais dramática e imprevisível".

"Não é coincidência que os repetidos apelos ao aumento das despesas militares e as decisões que isso acarreta sejam apresentados por muitos governantes como justificações para o perigo que os outros representam", disse.

O Papa sublinhou que "em 2024, os gastos militares globais aumentaram 9,4% em relação ao ano anterior, confirmando a tendência ininterrupta dos últimos dez anos e atingindo 2,718 bilhões de dólares, ou 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) global".

Leão XIV considerou que estamos perante "uma espiral destrutiva sem precedentes do humanismo jurídico e filosófico, sobre o qual se baseia e se protege qualquer civilização".

Afirmou que "é necessário denunciar as enormes concentrações de interesses económicos e financeiros privados que estão a impulsionar os Estados nesse sentido", mas que "isso não basta se, ao mesmo tempo, não se fomentar o despertar das consciências e do pensamento crítico".

O Papa notou ainda que "para agravar a situação, hoje parece que os novos desafios estão a ser enfrentados não só com o enorme esforço económico para o rearmamento, mas também com um reajustamento das políticas educativas", sublinhando que, em vez de se construir "uma cultura de memória" que recorde o século XX e os seus milhões de vítimas, estão a ser promovidas campanhas que "transmitem uma noção meramente armada de defesa e segurança".

O Papa norte-americano lamentou ainda que "a aplicação da inteligência artificial na esfera militar tenha radicalizado a tragédia dos conflitos armados" e "está a consolidar-se um processo de afastamento dos líderes políticos e militares, devido à crescente 'delegação' às máquinas de decisões que afetam a vida e a morte dos seres humanos".

Perante esta situação, Leão XIV afirmou que o papel das religiões é fundamental para "monitorar a crescente tentativa de transformar até os pensamentos e as palavras em armas".

"Infelizmente, está a tornar-se cada vez mais comum no panorama contemporâneo arrastar as palavras da fé para o combate político, abençoar o nacionalismo e justificar religiosamente a violência e a luta armada", declarou.

Apelou aos responsáveis pelos órgãos mais elevados e qualificados para que "assegurem que seja realizado um exame minucioso a fim de alinhar as relações internacionais em todo o mundo a um equilíbrio mais humano, ou seja, um equilíbrio fundado na confiança mútua, na sinceridade dos acordos e no cumprimento das condições acordadas".

"Este é o caminho do desarmamento por meio da diplomacia, da mediação e do direito internacional, lamentavelmente desmentido pelas violações cada vez mais frequentes de acordos arduamente conquistados, num contexto que exige não a deslegitimação, mas antes o fortalecimento das instituições supranacionais", afirmou o Papa.

Leia Também: Papa Leão XIV deverá aceitar renúncia de compatriota, o cardeal Dolan

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2906520/papa-leao-xiv-critica-apelos-para-o-aumento-da-despesa-militar#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes