Pelo menos sete mortos e quatro desaparecidos em avalanche no Nepal

  • 04/11/2025

Pelo menos sete pessoas morreram e quatro estão desaparecidas após uma avalanche no distrito de Dolaka, nos Himalaias nepaleses, e entre as vítimas encontram-se cidadãos dos Estados Unidos, Itália, Canadá e Nepal, disseram hoje as autoridades locais.

 

O vice-chefe do distrito de Dolaka, Aulakh Bahadur Ale, referiu que as vítimas incluem três norte-americanos, dois nepaleses, um italiano e um canadiano, e que quatro nepaleses ainda estão desaparecidos, em declarações à agência de notícias espanhola EFE.

A avalanche ocorreu durante a manhã no pico Yalung Ri, com 5.630 metros de altura, localizado a cerca de 180 quilómetros a leste de Katmandu e perto da fronteira tibetana.

De acordo com Ale, outros cinco nepaleses ficaram feridos.

Três dos estrangeiros tinham obtido autorizações para escalar o Dolma Khang, com 6.332 metros de altura, depois de terem completado a subida do Yalung Ri como parte do seu treino.

As operações de salvamento prosseguem, acrescentou o responsável.

O diretor executivo da Dreamers Destination, a agência responsável pela subida dos alpinistas canadianos, italianos e nepaleses, Phurba Tenjing Sherpa, afirmou que a avalanche ocorreu perto do cume por volta das 09:00 locais (cerca das 04:00 em Lisboa) e que os trabalhos de salvamento foram adiados até às 17:00.

"Fomos informados do acidente por um nepalês ferido e atuámos imediatamente", disse Sherpa.

Segundo o diretor da agência, os trabalhos de busca e salvamento sofreram atrasos devido às restrições de voo na região de Rolwaling, onde é necessária uma autorização administrativa especial para as operações de helicóptero.

"Solicitámos imediatamente a autorização de salvamento aéreo, mas esta foi adiada. O helicóptero chegou às 17:00. Se tivesse chegado dentro de uma ou duas horas, poderiam ter sido salvas vidas", adiantou.

As condições climatéricas adversas complicaram ainda mais os esforços de salvamento quando o helicóptero chegou à zona.

"É difícil resgatar os quatro trabalhadores nepaleses (especialistas) de alta altitude presos debaixo da neve", acrescentou Sherpa, salientando que esta é a primeira avalanche registada nas montanhas de Rolwaling.

Nas últimas duas semanas, o Nepal tem sido afetado por condições meteorológicas severas, com fortes chuvas nas planícies do sul e tempestades de neve no norte, que deixaram vários desaparecidos em diferentes partes do país.

Entre eles contam-se os alpinistas italianos Farronato Stefano e Caputo Alessandro, desaparecidos desde 28 de outubro quando tentavam escalar o pico Panbari, e o australiano Chin Tark Chan, que morreu na quarta-feira quando tentava chegar ao cume do Himlung Himal.

A cordilheira dos Himalaias, onde se encontram oito das dez montanhas mais altas do mundo, incluindo o Evereste, atraem centenas de alpinistas e caminhantes todos os anos, embora as expedições de outono tendam a ser menos populares devido ao mau tempo e à forte queda de neve.

Mais de um milhar de caminhantes foram salvos desde que as tempestades de neve começaram na passada terça-feira com a chegada do ciclone Montha e vários grupos ainda estão retidos nas rotas das montanhas.

Leia Também: Nepal e Israel coordenam repatriamento de corpo de refém nepalês

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2881860/pelo-menos-sete-mortos-e-quatro-desaparecidos-em-avalanche-no-nepal#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes