Pelo menos três mortos e 17 feridos na Ucrânia após ataques da Rússia
- 25/10/2025
De acordo com a conta de Telegram Timur Tkachenko, chefe da administração militar da cidade de Kyiv, uma pessoa morreu na capital ucraniana no mais recente ataque russo e dez ficaram feridas.
A polícia local acrescentou que um ataque com mísseis balísticos em Kyiv provocou duas mortes e 13 feridos.
Um incêndio deflagrou num edifício não residencial e destroços de mísseis intercetados caíram numa área aberta, danificando janelas de edifícios próximos, informou o Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia através do serviço de mensagens Telegram.
Já a administração militar de Dnipropetrovsk, no leste do país, estimou o número provisório de um ataque russo em dois mortos e sete feridos.
A força aérea ucraniana informou que o ataque aéreo russo, nesta última noite (de sexta-feira para sábado), incluiu um ataque com drones e cinco ataques com mísseis balísticos em onze locais em território ucraniano.
Por seu turno, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que as suas defesas aéreas abateram 121 drones ucranianos que sobrevoaram o país durante a noite passada.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que os recentes ataques reforçam a necessidade de sistemas de defesa Patriot. Segundo escreveu na rede social X, é essencial que os parceiros internacionais com capacidade relevante avancem com o apoio discutido nos últimos dias.
Zelensky apelou ainda aos Estados Unidos da América (EUA), à Europa e aos países do G7 para ajudarem a impedir que tais ataques continuem a ameaçar vidas.
O chefe de Estado da Ucrânia espera adquirir 25 sistemas Patriot aos EUA para reforçar as defesas aéreas, sobretudo nas zonas urbanas.
Na sexta-feira, Zelensky apelou aos EUA para alargarem as sanções ao petróleo russo e defendeu o uso de mísseis de longo alcance para contra-atacar a Rússia.
Desde a invasão russa em 24 de fevereiro de 2022, a Ucrânia tem recebido apoio financeiro e militar dos aliados ocidentais. Esses países também impuseram sanções a setores estratégicos da economia russa para enfraquecer a capacidade de Moscovo de sustentar o esforço de guerra.
[Notícia atualizada às 13h08]
Leia Também: "Rússia e Ucrânia estão perto de solução diplomática", diz enviado russo





.jpg)
















































