Pimenta e Nader distinguidos nos Prémios Empresariais do Desporto

  • 23/10/2025

Numa gala organizada pela Fundação do Desporto e a fundação espanhola "Patrocina un Deportista", realizada na Estufa Fria, em Lisboa, António Laranjo, coordenador da candidatura Ibérica à organização do Mundial 2030 de futebol e em representação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), consórcio coorganizador da competição, recebeu o Prémio Ibérico.

 

O dirigente salientou a importância de Fernando Gomes, antigo presidente da FPF e atual presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), também presente na cerimónia, para que o Mundial2030 seja uma realidade e dedicou a organização da prova a todo o público português, sem exceção.

"Foram anos fantásticos de candidatura para estarmos aqui com o campeonato organizado mas este prémio é, acima de tudo, de todos nós; de todos aqueles que, por este Portugal inteiro, por este mundo inteiro, vão vibrar com tudo aquilo que se faça no Mundial 2030," afirmou o antigo chefe da comissão organizadora do Euro 2004, também realizado em Portugal.

O atual campeão mundial dos 1.500 metros, Isaac Nader, que não participou na cerimónia e deixou uma mensagem de agradecimento, recebeu o Prémio Talento Desportivo, e o canoísta Fernando Pimenta, detentor de títulos europeus e mundiais, foi distinguido com o Prémio Prestígio Fundação do Desporto, entregue pela antiga atleta olímpica Susana Feitor, atual presidente do conselho de administração da Fundação do Desporto, e Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto.

"Não estava nada à espera, mas são os momentos de que não se estão à espera que nos sabem melhor. Quero agradecer à minha família e a todos aqueles que me apoiaram neste percurso", disse o canoísta, que conquistou medalhas nos Jogos Olímpicos Londres2012 e Tóquio2020.

NO discurso de encerramento, Pedro Dias destacou os percursos de atletas como Margarida Lapa, atiradora paralímpica, ou Isaac Nader, ambos galardoados no evento, como inspiração e motivação para as gerações futuras.

"Num tempo em que o mundo precisa de exemplos de referência, ética e solidariedade, o Desporto continua a mostrar-nos o caminho. O Isaac Nader é um exemplo de um jovem atleta que inspira os mais jovens a conciliar a sua carreira desportiva com a académica. Este é o propósito que gostaríamos que todos os nossos atletas de alto rendimento fizessem, um propósito de conciliação entre as duas carreiras", afirmou.

Entre os presentes na gala, estiveram ainda os antigos atletas olímpicos Paulo Guerra (atletismo), Emanuel Silva (canoagem) ou Nuno Delgado (judo) e, no campo diretivo, a cerimónia contou com os presidentes dos Comités Olímpico e Paralímpico de Portugal, Fernando Gomes e José Lourenço, respetivamente, e ainda Ricardo Gonçalves e José Lima, pelo PNED e IPDJ.

Os Prémios Empresariais do Desporto têm como objetivo destacar pessoas, empresas e instituições que apoiam o desporto em Portugal, tal como distinguir, anualmente, personalidades portuguesas que se destaquem, em diversas competições desportivas.

Foram ainda premiadas várias empresas que se destacaram em diversas áreas, como a promoção da saúde e atividade física, desporto para pessoas com deficiência, apoio ao desporto, projeto social desportivo, inclusão, inovação, e mulher, empresa e desporto.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2876121/pimenta-e-nader-distinguidos-nos-premios-empresariais-do-desporto#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes