Plano de paz para o Médio Oriente terá impacto na sua prestação da casa?

  • 14/10/2025

O plano de paz para o Médio Oriente está a provocar uma descida das taxas Euribor, pelo que as prestações da casa pagas ao banco poderão baixar já no próximo mês - isto é, para quem tem revisão agendada para novembro. 

 

"Após o anúncio do plano de paz no Médio Oriente, tivemos uma inversão de tendência. Estávamos com um movimento de estabilização e até de ligeira subida e, desde quinta-feira, começou a haver uma descida das taxas. E uma descida do petróleo poderá significar uma pressão nos preços e na inflação como um todo. Isso poderá ser uma boa justificação para o BCE continuar a manter a sua política monetária ou até, eventualmente, corrigir em baixa", explicou Nuno Rico da DECO Proteste, em declarações à SIC Notícias.

O economista explica ainda que a "tendência para os próximos tempos é de que haja uma estabilização até ao final do ano e possivelmente uma ligeira subida em 2026".

Porém, "a estagnação económica em França, na Alemanha e noutras economias europeias poderão ser um incentivo para o BCE baixar as taxas de juro na próxima reunião".

"Há sinais contraditórios que poderão influenciar a evolução da Euribor", conclui Nuno Rico.

O acordo entre Israel e o Hamas foi anunciado a 8 de outubro, como primeira fase do plano de paz proposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump, com mediação indireta do Egito, Qatar e Turquia. 

Com 67.000 mortos e 170.000 feridos em dois anos de guerra, a ONU calcula que mais de 90% das habitações em Gaza tenham sido danificadas ou destruídas. 

E quem tem revisão em outubro?

A prestação da casa paga ao banco vai descer 64,19 euros em outubro nos contratos com taxa variável, com um crédito de 150.000 euros, indexado à Euribor a 12 meses, de acordo com uma simulação da Deco.

A prestação de outubro, considerando o cenário de uma média da Euribor a 12 meses de 2,102%, será de 646,41 euros, quando no período homólogo estava em 710,60 euros, verificando-se assim uma descida de 64,19 euros. 

As simulações para a Lusa da DECO Proteste/Contas e Direitos baseiam-se num cenário com um financiamento de 150.000 euros a 30 anos e um 'spread' (margem de lucro comercial) de 1%.

Por sua vez, um cliente com um crédito nas mesmas condições, mas tendo por referência a Euribor a seis meses verá a sua prestação recuar 23,28 euros para 640,69 euros, tendo em conta os valores da última revisão em abril.

No caso de um crédito indexado à Euribor a três meses, a prestação vai agora ser de 634,59 euros, acima dos 631,11 euros referentes à ultima revisão de julho, ou seja, mais 3,48 euros.

Em 11 de setembro, o Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas de juro diretoras, incluindo a taxa de depósitos em 2,00%, considerada neutra para a zona euro, por não estimular ou travar o crescimento económico.

Assim, o Conselho do BCE decidiu manter a taxa de facilidade permanente de depósito nos 2,00%, a taxa de juro das operações principais de refinanciamento nos 2,15% e taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez continua em 2,40%. 

Leia Também: Libertação de reféns? É "passo crítico e importante" para plano de paz

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2870436/plano-de-paz-para-o-medio-oriente-tera-impacto-na-sua-prestacao-da-casa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes