Poucas horas deixaram o mundo em suspenso. Como acordou a Venezuela?

  • 03/01/2026

Este foi o filme dos acontecimentos nas últimas horas:

 

06h37 (hora GMT e de Lisboa, menos quatro horas em Caracas): Várias detonações e explosões com aeronaves a sobrevoar são ouvidas na capital venezuelana. Imagens de explosões circulam nas redes sociais em várias partes da capital venezuelana, enquanto utilizadores relataram detonações no principal forte militar do país, Fuerte Tiuna, a oeste da cidade, e na base militar de La Carlota.

07h28 GMT: O presidente colombiano, Gustavo Petro, diz que Caracas está a ser bombardeada, após detonações e explosões terem sido ouvidas em várias partes da capital venezuelana nas primeiras horas da manhã.

07h35 GMT: O governo de Maduro denuncia uma "gravíssima agressão militar" dos Estados Unidos contra a Venezuela, especificamente nas cidades civis e militares dos estados de Miranda, Aragua, La Guaira e da capital do país, Caracas, e ordena "o destacamento do comando para a defesa integral da nação".

07h40 GMT: Nicolás Maduro declara estado de emergência.

07h52 GMT: A norte-americana CBS informa que o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou ataques dentro da Venezuela, incluindo contra alvos militares.

08h08 GMT: A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) terá proibido aeronaves comerciais norte-americanas de operar a qualquer altitude sobre o espaço aéreo da Venezuela, citando riscos de segurança decorrentes da atividade militar em curso no país sul-americano. O aviso, conhecido como NOTAM, entrou em vigor às 02h00 de sábado, hora local na Venezuela, e estará em vigor durante 23 horas.

08h31 GMT: Os primeiros danos da operação dos EUA são reportados: incêndio e alguns danos na vedação da Base Aérea Generalíssimo Francisco de Miranda, também conhecida como La Carlota, o principal aeroporto militar de Caracas.

09h28 GMT: O presidente dos EUA, Donald Trump, confirma que os Estados Unidos "realizaram com sucesso um ataque em grande escala à Venezuela e ao seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi, juntamente com a sua mulher, capturado e retirado do país por via aérea".

10h15 GMT: O vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez, denuncia que o paradeiro de Maduro e de Cilia Flores é desconhecido.

10h29 GMT: O presidente colombiano, Gustavo Petro, anuncia um reforço da segurança na fronteira com a Venezuela para lidar com a possível chegada de refugiados venezuelanos.

10h30 GMT: O New York Times relata que não foram registadas baixas dos EUA.

10h45 GMT: O ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, apela à calma no país e a não facilitar "as coisas ao inimigo invasor", classificando o ataque realizado pelos Estados Unidos no país sul-americano como "criminoso e terrorista".

10h48 GMT: O Governo venezuelano solicita uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) para discutir os "atos de agressão" dos EUA contra a Venezuela.

11h03 GMT: O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirma que Nicolás Maduro foi detido pelos Estados Unidos e enfrentará um julgamento criminal nesse país e que, agora que o líder venezuelano foi capturado, não se esperam novas ações militares no país, segundo o senador republicano Mike Lee após uma conversa.

11h35 GMT: O procurador-geral venezuelano denuncia o "rapto" de Maduro pelos EUA e pede que seja libertado, além de responsabilizar os EUA pelo que lhe possa acontecer.

Leia Também: Lula diz que ataques na Venezuela ultrapassam "linha inaceitável"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2913119/poucas-horas-deixaram-o-mundo-em-suspenso-como-acordou-a-venezuela#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes