PR brasileiro pede parcerias entre latino-americanos em minerais críticos e terras raras
- 29/01/2026
"Os minerais críticos e as terras raras só têm sentido para enriquecer os nossos países se a gente tiver coragem de construir parcerias e eles serem transformados nos nossos países para gerar riqueza nos nossos países, para gerar emprego nos nossos países e para gerar desenvolvimento nos nossos países", defendeu o chefe de Estado brasileiro, durante o seu discurso no Fórum Económico Internacional da América Latina e das Caraíbas, a decorrer na Cidade do Panamá.
Na opinião de Lula da Silva, devem ser latino-americanos a transformar os seus recursos.
"Para que a gente fala tanto em terras raras e minerais críticos? Para a gente ficar exportando material bruto, matéria prima 'in natura', para ser transformada nos outros países e a gente comprar as coisas transformadas a peso de ouro", questionou o Presidente brasileiro.
No discurso, Lula da Silva aproveitou ainda para defender uma maior integração da América Latina, bem como a independência da região face às tentativas de dividir o mundo em áreas de influência das grandes potências.
Os minerais críticos tornaram-se um objeto de desejo do Presidente norte-americano, Donald Trump, que colocou esses produtos no centro das suas negociações comerciais com o resto do mundo.
Após a imposição, no ano passado, de elevadas tarifas aduaneiras às importações brasileiras por parte dos Estados Unidos, Lula mostrou-se disposto a discutir o assunto, mas sublinhou a importância do respeito pela soberania.
Leia Também: Lula da Silva vai encontrar-se com Trump nos EUA no início de março





.jpg)






















































