PR moçambicano pede que vítimas das cheias fiquem nos abrigos até água baixar

  • 29/01/2026

"Se tentarem regressar, podemos perder a vida, enquanto já estamos salvos, então vamos manter a calma aqui no centro até que as águas possam baixar e voltarmos para casa com calma", disse Chapo, que falava em visita a um centro de acomodação na Ilha Josina Machel, em Gaza, no sul de Moçambique. 

 

O Presidente moçambicano explicou ainda que, no momento, a população não deve precipitar-se, uma vez que as residências continuam submersas e "ainda não há condições para se regressar".

De acordo com a base de dados do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), a que a Lusa teve acesso e com dados até às 14:00 (12:00 de Lisboa) de hoje, as cheias que se registam em vários pontos do país já afetaram 699.924 pessoas, equivalente a 165.494 famílias, ainda com 15 mortos - mais um face a terça-feira -, 3.527 casas parcialmente destruídas, 794 totalmente destruídas e 165.946 inundadas.

Os dados do INGD referem ainda 45 feridos e, agora, 10 desaparecidos na sequência destas cheias, desde 07 de janeiro, numa altura em que famílias ainda aguardam socorro no sul de Moçambique.

Desde o início da época das chuvas, em outubro, incluindo as últimas semanas de cheias, há registo de 139 mortos, além de 148 feridos e de 820.802 pessoas afetadas, segundo os dados do INGD.

Leia Também: Organização Aga Khan recolhe cerca de 20 toneladas de bens para Moçambique

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2928082/pr-mocambicano-pede-que-vitimas-das-cheias-fiquem-nos-abrigos-ate-agua-baixar#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes