PR timorense viaja para a Suíça para participar no Fórum Económico Mundial
- 19/01/2026
"Num mundo frequentemente fraturado por conflitos e desconfiança, 'Espírito de Diálogo' não é apenas um tema, mas uma necessidade", disse José Ramos-Horta, em comunicado divulgado à imprensa.
Para o presidente, o percurso de Timor-Leste ensina que a "paz e a prosperidade duradouras constroem-se através de um diálogo persistente e respeito, assente num compromisso comum com o bem coletivo".
"Em Davos, levarei a voz do nosso povo, defendendo uma cooperação global que invista na paz, capacite os empreendedores e proteja o nosso planeta para as futuras gerações", acrescentou.
José Ramos-Horta vai participar em diálogos estratégicos, nomeadamente sobre "Restaurar um espírito de diálogo num mundo dividido" e "Colocar os empreendedores onde os mercados não chegam", bem como em sessões organizadas pela Global Citizen e a Forbes.
Na quinta-feira, o presidente timorense fará intervenções em dois eventos paralelos, nomeadamente um sobre formas de converter a crise da poluição por plásticos em oportunidade de criação de empregos verdes, e outro sobre modelos para restauração ecológica e para economias comunitárias resilientes.
Entre os participantes confirmados no fórum, que vai decorrer durante toda a semana, estará o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, seis dos sete chefes de Estado ou de Governo do G7 (grupo das sete maiores economias mundiais), o líder argentino Javier Milei, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.
Fundado em 1971, o Fórum Económico Mundial reúne anualmente centenas de líderes políticos, económicos e empresariais, transformando durante uma semana a estância de esqui suíça num dos principais centros de debate internacional.
Segundo os organizadores, estão já confirmadas as presenças de 64 chefes de Estado e de Governo e de cerca de 850 líderes empresariais de todo o mundo.
Leia Também: Timor apresenta nas próximas semanas prioridades da presidência da CPLP





.jpg)






















































