Prémios dos concursos televisivos pagam imposto? Porque são em cartão?

  • 22/10/2025

Quase todos os dias há sorteios televisivos que prometem prémios em cartão através de uma chamada telefónica. Afinal, os valores que são atribuídos ao vencedor estão ou não sujeitos a imposto? Sim, pagam Imposto do Selo (IS), mas por norma são os canais que assumem esse custo, o que significa que o prémio anunciado é mesmo o que o premiado recebe. 

 

"Os prémios estão sujeitos a imposto de selo, nos termos da legislação aplicável. Contudo, salvo menção expressa em contrário, todos os prémios são comunicados pelo seu valor líquido, ou seja, o valor referido é o valor efetivamente entregue ao vencedor, líquido de impostos aplicáveis. Esses impostos são assim pago pelos organizadores do concurso. Nestes casos, o vencedor não terá portanto que suportar qualquer tipo encargo fiscal ou pagar qualquer imposto adicional", refere a TVI, num documento sobre as questões mais frequentes. 

No caso da SIC, é referido num documento semelhante que "o pagamento do imposto de selo de 35% + 10% sobre os prémios atribuídos no concurso, previsto nas verbas 11.2 e 11.2.2 da Tabela Geral do Imposto de Selo, é assumido integralmente pela SIC". 

Também a RTP adianta, em resposta às perguntas frequentes, que o "pagamento do imposto sobre o prémio atribuído no concurso publicitário é assumido pela RTP". 

Prémios são pagos em cartão: Porquê? 

A RTP explica que os "prémios são atribuídos em espécie e podem, conforme cada concurso, consistir em cartões de débito pré-carregados, ouro, vales de compras, automóveis ou outros anunciados nos respetivos concursos".

Já a SIC adianta que os "prémios são atribuídos em espécie e podem, conforme cada concurso, consistir em cartões de débito pré-carregados, automóveis ou outros anunciados nos respetivos concursos".

Por sua vez, a TVI refere que, "por lei, os concursos que se encontram sujeitos a aprovação dos Municípios não podem atribuir prémios em dinheiro", pelo que, "por esse motivo, a TVI não atribui prémio em dinheiro em tais concursos, nem pode converter os prémios atribuídos em dinheiro".

O canal de Queluz de Baixo explica ainda o cartão "permite efetuar pagamentos da maior parte dos bens ou serviços que se adquiram por esta via, em Portugal ou fora do país" e dá alguns exemplos: é possível fazer compras "nos mais de 24 milhões de estabelecimentos comerciais ligados à rede VISA em todo o mundo", é possível "efetuar todos os pagamentos que tenham referência multibanco e operações em ATM" como por exemplo pagar contas da luz, água, TV ou telefone, bem como comprar bilhetes, fazer compras online e entre outros. 

Porém, deve saber que o cartão não permite fazer levantamentos ou transferências bancárias e isto aplica-se aos três canais.

Há um prazo para gastar o dinheiro?

A TVI também explica que a "validade do saldo dos referidos é, no mínimo, de um ano, e pode ser prolongada, mediante pedido por escrito do vencedor dirigido à TVI, com a antecedência mínima de 60 (sessenta) dias relativamente a data final de validade do respetivo cartão".

O mesmo se aplica no caso da RTP: "O cartão de débito pré-pago tem um prazo de 1 (um) ano a contar da data de carregamento do prémio no cartão. O prazo de validade do cartão pode ser prolongado mediante pedido por escrito do vencedor dirigido ao emitente do cartão".

Já na SIC o "saldo creditado neste cartão deverá ser utilizado no prazo de 3 (três) anos contados desde a data de emissão, caducando após essa data o direito a usar o saldo não utilizado até então".

Euromilhões, raspadinha ou lotaria: Quanto paga de imposto se ganhar?

Euromilhões, raspadinha ou lotaria: Quanto paga de imposto se ganhar?

Os prémios dos Jogos Santa Casa acima de 5.000 euros pagam Imposto do Selo (IS), o que significa que os vencedores levam menos 20% para casa. Saiba também se os prémios devem ser declarados no IRS.

Notícias ao Minuto | 09:16 - 16/09/2025

Leia Também: Euromilhões sem totalistas. Para Portugal, 'voam' (só) quartos prémios

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2874403/premios-dos-concursos-televisivos-pagam-imposto-porque-sao-em-cartao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes