Presidente da Nigéria confirma que um general foi morto por terroristas
- 19/11/2025
"Como Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, estou profundamente entristecido pelas trágicas mortes dos nossos militares e oficiais em serviço ativo. Que Deus conforte as famílias do Brigadeiro-General Musa Uba e dos outros heróis caídos", afirmou Tinubu num comunicado.
Na sua plataforma de propaganda Amaq, o Estado Islâmico na África Ocidental (ISWAP) afirmou na segunda-feira que tinha raptado Uba, responsável pelas operações contra grupos armados na região do Lago Chade, após uma emboscada na sexta-feira contra um comboio militar e grupos locais de autodefesa, perto da aldeia de Wajirko, no estado nordeste de Borno.
O grupo terrorista afirmou que o brigadeiro-general foi ferido na perna e tentava fugir quando foi raptado.
De acordo com o exército nigeriano e um relatório das Nações Unidas, o ataque toirou a vida a dois militares e dois membros de um grupo de autodefesa na sexta-feira.
A ISWAP divulgou fotografias que mostram o Brigadeiro-General Musa Uba sentado no chão e atrás da sua secretária antes do seu rapto.
No sábado, o exército nigeriano negou relatos locais de que o brigadeiro-general teria sido morto na emboscada, assegurando que o oficial tinha regressado à sua base.
Na noite de domingo, uma fonte dos serviços secretos nigeriana disse à agência de notícias AFP que Uba tinha sido levado por 16 combatentes do ISWAP e que se temia o "pior cenário possível".
O ISWAP, que se separou do grupo terrorista Boko Haram em 2016, está a concentrar os seus ataques contra os militares no nordeste.
Os ataques terroristas já mataram mais de 40.000 pessoas e deslocaram quase dois milhões no nordeste da Nigéria desde 2009, e espalharam-se para os vizinhos Níger, Chade e Camarões.
Uba é o segundo oficial sénior morto em quatro anos numa emboscada jihadista, após o general Dzarma Zirkusu, falecido em novembro de 2021.
Leia Também: Nigéria trabalha com EUA e Reino Unido para descobrir origem de cocaína





.jpg)





















































