Presidente de Israel solidariza-se com povo do Irão

  • 13/01/2026

"Solidarizamo-nos com o povo iraniano que, neste momento, marcha bravamente pela sua liberdade e que está a ser brutalmente reprimido por um regime que é a raiz de tanto mal no mundo", declarou Herzog na sua residência em Jerusalém, após um encontro com líderes cristãos antecedendo o Ano Novo Ortodoxo.

 

O Presidente de Israel expressou esperança de que "todos os homens e mulheres possam desfrutar da mesma preciosa liberdade" e viver "em paz e harmonia, livres da tirania e da opressão".

No final de dezembro passado, irromperam protestos em Teerão contra a inflação e o colapso da moeda local, que se alastraram depois a outras zonas do país, resultando em pelo menos 538 mortos, segundo dados da agência noticiosa Human Rights Activists News Agency (HRANA), o ramo jornalístico da organização não-governamental Human Rights Action (HRA).

Outras estimativas elevam o número de mortos até 3.000, como indicou hoje a Organização dos Mujahedin do Povo do Irão (OMPI), um grupo de oposição ao regime, que baseia os seus cálculos em fontes locais, hospitais e familiares das vítimas.

Em sinal contrário, milhares de pessoas saíram hoje às ruas em várias cidades do Irão, numa série de manifestações de apoio ao regime da República Islâmica, de acordo com órgãos de comunicação social estatais.

A maior concentração ocorreu ao meio-dia em Teerão, onde um grande número de pessoas marchou transportando bandeiras iranianas, segundo imagens aéreas transmitidas pela emissora estatal iraniana Irib.

A estação informou que foram também realizadas manifestações nas cidades de Sanandaj, Kermanshah e Rasht, no norte do país, bem como em Shahrekord, na região central.

Nas suas declarações, Herzog fez ainda alusão ao Papa Leão XIV, com quem se encontrou há alguns meses em Roma, e disse que "há uma oportunidade real de avançar e melhorar as relações entre Israel e a Santa Sé em muitas áreas", após uma relação tensa com o seu antecessor, Francisco.

Israel bombardeou em junho de 2025 o Irão, visando instalações e cientistas ligados ao programa nuclear do regime de Teerão, desencadeando uma guerra de 12 dias que fez mais de 900 mortos na República Islâmica e outros 30 em território israelita.

Leia Também: Irão protesta contra apoio europeu a manifestantes antigovernamentais

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2917987/presidente-de-israel-solidariza-se-com-povo-do-irao#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes