Presidente ucraniano defende que regime do Irão "não merece existir"
- 14/01/2026
"As mudanças são necessárias", disse o presidente ucraniano no seu discurso à nação na noite de terça-feira, manifestando o seu apoio à posição dos Estados Unidos sobre o Irão.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou Teerão com uma intervenção se o assassínio de manifestantes pelas forças de segurança continuasse a acontecer.
Zelensky fez estas declarações horas depois de ter publicado uma mensagem em persa na sua conta de Twitter, na qual descreveu os acontecimentos em curso no Irão como uma "revolução" e expressou a sua esperança de que se "libertem de um regime que também causou muitos danos à Ucrânia e a outros países".
O presidente ucraniano referia-se ao apoio que o Irão presta à Rússia na guerra que Moscovo trava contra a Ucrânia desde fevereiro de 2022.
O Irão tem contribuído para o esforço de guerra da Rússia, fornecendo ao exército russo os seus drones Shahed, com os quais as forças do Kremlin lançam ataques noturnos massivos em território inimigo.
Zelensky disse ainda esperar que as mudanças que possam ocorrer no Irão também ocorram na Rússia e apelou à comunidade internacional para intensificar os esforços para que isso aconteça.
Leia Também: Irão anuncia julgamentos sumários e execuções para manifestantes detidos





.jpg)






















































