Principal suspeita da agressão a José Manuel Anes "sob custódia da PJ"

  • 20/10/2025

A Polícia Judiciária (PJ) tem "sob custódia" a principal suspeita de ter esfaqueado José Manuel Anes, antigo presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT). Já a CNN Portugal avança que a suspeita será a própria filha de José Manuel Anes.

 

"Está sob custódia da Polícia Judiciária (PJ) a principal suspeita da prática do crime de homicídio tentado, ocorrido esta tarde, em Lisboa, e que vitimou José Manuel Anes, antigo presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT)", pode ler-se em comunicado enviado pela PJ na noite desta segunda-feira às redações. 

A mesma nota adianta ainda que "a vítima, de 81 anos, foi agredida com recuso a arma branca, tendo-lhe sido provocados vários ferimentos e lacerações, no abdómen, mãos e pernas".

Dada a gravidade da agressão, foi conduzida ao Hospital de São José.

A investigação está a cargo da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da PJ.

Contactada pelo Notícias ao Minuto, a Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) adiantou que o alerta para a agressão foi dado hoje pelas 13h54, tendo sido deslocado um carro patrulha da PSP para a residência, em Lisboa, "por haver notícia de agressões alegadamente de uma filha ao próprio pai".

José Manuel Anes esfaqueado em casa. Filha é a principal suspeita

José Manuel Anes esfaqueado em casa. Filha é a principal suspeita

O antigo presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo terá entrado em estado grave no Hospital de São José, vítima de várias facadas. Por enquanto, o diagnóstico do homem de 81 anos é reservado devido a um hematoma cerebral.

Carolina Pereira Soares | 19:05 - 20/10/2025

Ao chegar ao local, elementos da 1.ª Divisão do Cometlis, da PSP, foram informados por testemunhas "que teria sido visualizada uma suspeita do sexo feminino, alegadamente familiar da vítima, a sair da residência", acrescentou a fonte policial.

"Temendo pela integridade física do mesmo, já tendo conhecimento do histórico de violência doméstica", os polícias "deslocaram-se de imediato" à residência da vítima, "onde se depararam com o homem de 81 anos prostrado no solo ensanguentado".

Segundo a descrição policial, a vítima apresentava "vários ferimentos e lacerações, no abdómen, mãos e pernas, aparentemente provocados por um objeto cortante", bem como "hematomas nos olhos provocados pelos dedos da suspeita".

José Manuel Anes, também conhecido pela sua ligação à Maçonaria, foi transportado por uma ambulância dos Bombeiros Sapadores do Beato e Penha de França para o Hospital de São José, "onde deu entrada pelas 14h50", onde está internado, referiu a fonte, desconhecendo-se ao pormenor o estado de saúde da vítima.

A PSP acrescenta que "efetuou diligências de preservação do local do crime" e contactou com a Polícia Judiciária (PJ), que agora assume a investigação.

De acordo com a fonte da PSP, a suspeita do sexo feminino tem cerca de 40 anos e a sua identificação e paradeiro não foi possível apurar no momento do socorro, face à prioridade dada ao estado clínico da vítima.

[Notícia atualizada às 22h19]

Leia Também: José Manuel Anes esfaqueado em casa. Filha é a principal suspeita

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2874101/principal-suspeita-da-agressao-a-jose-manuel-anes-sob-custodia-da-pj#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes