PSP resgata homem com Alzheimer e mulher "fragilizada" na Madeira
- 22/10/2025
Duas pessoas foram resgatadas esta semana depois de terem desaparecido em zonas florestais distintas na Madeira, em dois casos que não estão relacionados.
De acordo com um comunicado enviado esta quarta-feira ao Notícias ao Minuto, o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP) da região explica que a primeira ocasiões se passou na segunda-feira.
Em causa esteve o desaparecimento de um homem de 64 anos, portador da doença de Alzheimer, e cujo desaparecimento foi participado na Esquadra de Santa Cruz. Segundo o que foi indicado, o homem tinha sido "sido visto pela última vez na zona do Parque de Merendas dos Remédios".
"Tratando-se de uma zona florestal e porque não resultaram as diligências iniciais, efetuadas pelos polícias da esquadra, foi necessário ativar mais meios policiais. Foi chamada a Brigada de Busca e Salvamento da PSP e o Grupo Operacional Cinotécnico, com o objetivo de ampliar a zona de busca. Após algumas horas e em coordenação com o Serviço Regional de Proteção Civil, o canídeo policial sinalizou o cidadão desaparecido, o qual apesar de fragilizado, não apresentava ferimentos", detalha a nota, acrescentando que "por precaução foi transportado ao Hospital Dr. Nélio Mendonça pelos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz".
Já quanto à segunda situação, esta decorreu na terça-feira, no concelho de Machico O comunicado detalha: "Foi comunicado à esquadra local o desaparecimento de uma cidadã de 52 anos, a qual sofre de problemas do foro psiquiátrico. Uma vez que não estava identificada a área do desaparecimento, foi feita uma difusão por todo o dispositivo da PSP, tendo uma tripulação do carro-patrulha da Esquadra de Santa Cruz sinalizado a viatura da pessoa desaparecida na zona florestal do Santo da Serra".
Segundo as autoridades explicam, a "densidade da vegetação e a fraca luminosidade impediram o início das buscas", tendo as mesmas sido iniciadas "na alvorada do dia de hoje, com a participação de polícias da esquadra de Machico, da Brigada de Busca e Salvamento da PSP e da equipa de meios aéreos não tripulados."
Com uma equipa reforçada com elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil de Santa Cruz, Bombeiros Sapadores de Santa Cruz e elementos da Guarda Nacional Republicana, a equipa de buscas conseguiu "cobrir uma vasta área de intervenção", resultando assim na localização da cidadã desaparecida por volta da hora do almoço.
"A mesma encontrava-se de tal forma fragilizada que foi necessária a sua retirada por via aérea para as urgências do hospital Dr. Nélio Mendonça, local onde lhe foi prestada a devida assistência", explica a PSP.
Leia Também: Serviço de Proteção da Natureza da GNR apreende cobra ilegal na Madeira