Putin falou durante 30 segundos… até perceber que desligou o microfone
- 13/12/2025
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, protagonizou um momento constrangedor durante a sua visita a Ashgabat, no Turquemenistão, após discursar durante 30 segundos até perceber que tinha desligado o próprio microfone.
O incidente ocorreu esta sexta-feira, quando Putin participava num fórum dedicado ao Ano Internacional da Paz e da Confiança, no Turquemenistão, e se preparava para falar perante 16 líderes mundiais, incluindo o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
O momento, que pode ver na galeria acima, já se tornou viral nas redes sociais, com vários utilizadores a aproveitar para tecer críticas ao presidente russo.
"O melhor discurso de Putin até agora", lê-se num comentário na rede social X.
"O simbolismo perfeito: O homem que silencia os outros é automaticamente silenciado pelo seu próprio palco. Até o equipamento está cansado de fingir", indicou também um utilizador.
Outro utilizador destacou que o incidente "é bastante irónico, considerando a frequência com que desempenha o papel de ‘professor’ nestas cimeiras". "Até os líderes mundiais têm os seus momentos com o microfone desligado", atirou.
Putin aproveitou viagem ao Turquemenistão para encontros bilaterais
O presidente da Rússia aproveitou a viagem de dois dias ao Turquemenistão para, além de participar no fórum internacional, realizar encontros bilaterais, incluindo com o seu homólogo turco e com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.
Esta sexta-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que Putin e Erdogan reuniram-se à porta fechada durante cerca de 1h30. Na reunião, destacou Peskov, "não houve falta de comunicação" e os dois líderes convidaram-se mutuamente a visitar os respetivos países.
Erdogan e Putin sinalizaram a estabilidade das relações entre Moscovo e Ancara, concordando que não existiam "grandes problemas" nos seus laços e que a cooperação continuava "a desenvolver-se muito bem em todas as áreas".
Leia Também: Rússia desconfia de abertura de Zelensky a eleições





.jpg)






















































