Putin surpreende a tocar instrumento típico do Quirguistão. Ora veja
- 27/11/2025
O presidente russo, Vladimir Putin, surpreendeu ao experimentar tocar um komuz durante uma visita de Estado ao Quirguistão, esta quarta-feira, dia 26 de novembro, onde foram também assinados acordos de comércio, educação, migração e segurança.
Vladimir Putin participava num evento promovido pela Organização do Tratado de Segurança Coletiva, quando parou junto de uns senhores que tocavam komuz - um instrumento típico daquela região.
Um dos indivíduos entregou-lhe o instrumento e, com curiosidade, o presidente russo tentou tocar numa espécie de aula improvisada.
Veja o vídeo acima.
Vladimir Putin estava acompanhado do presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko.
Putin and komuz, Bishkek, today. pic.twitter.com/LGNKgjMLjw
— brane mijatovic (@brane_mija64426) November 26, 2025
O Quirguistão é um país localizado na Ásia Central.
"Aliança entre a Rússia e o Quirguistão estão a desenvolver-se com sucesso"
O presidente russo, Vladimir Putin, elogiou no Quirguistão o papel de "garante da segurança regional" assumido pela base militar russa instalada naquele país da Ásia Central, bem como comemorou a abertura de escolas russas nos próximos anos.
"Damos especial atenção à cooperação em matéria de segurança. A base militar conjunta russa instalada na República [do Quirguistão] é um fator importante para garantir a estabilidade na região", afirmou Vladimir Putin durante uma reunião com o homólogo quirguiz, Sadyr Japarov.
Os dois líderes assinaram uma declaração conjunta para aprofundar a sua parceria estratégica, "que delineia os principais objetivos para o reforço da cooperação russo-quirguiz em diversas áreas", segundo referiu Putin.
Espera-se também que os dois governantes assinem uma série de documentos nas áreas do comércio, educação, migração, entre outras.
"As relações de parceria e aliança estratégica entre a Rússia e o Quirguistão estão a desenvolver-se com sucesso, baseadas no respeito mútuo e na consideração dos interesses de cada um, no espírito do tratado fundamental de amizade e cooperação", prosseguiu Putin.
Além disso, nove escolas com ensino na língua russa, cada uma com capacidade para 1.224 alunos, deverão ser inauguradas nos próximos anos.
"Em 2023, lançámos um importante projeto conjunto para a construção de nove escolas secundárias no Quirguistão, tendo o russo como língua de ensino. As três primeiras escolas têm inauguração prevista para 01 de setembro de 2027", declarou Putin.
O presidente russo acrescentou que 157 professores russos trabalham atualmente em 42 escolas do Quirguistão, no âmbito de um programa educativo.
Segundo a agência de notícias russa TASS, das cerca de 2.500 escolas do Quirguistão, 10% têm o russo como língua de ensino.
Putin viajou para o país da Ásia Central para participar, na quinta-feira, na cimeira da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), uma aliança militar pós-soviética liderada por Moscovo.
A organização atualmente inclui a Arménia, a Bielorrússia, o Cazaquistão, o Quirguistão, a Federação Russa e o Tajiquistão [o Uzbequistão suspendeu a sua participação em 2012].
Leia Também: Orbán deverá reunir-se com Putin na sexta-feira em Moscovo





.jpg)






















































