Qatar e EUA organizam encontro sobre força de estabilização para Gaza

  • 15/12/2025

Uma fonte qatari adiantou à agência de notícias espanhola EFE, sob condição de anonimato, que representantes de 25 países participarão na reunião, que se realizará em Doha e "contará com sessões sobre a estrutura de comando e outros temas relacionados com o envio da força internacional para Gaza".

 

Vários meios de comunicação árabes indicaram que a conferência será organizada pelas autoridades do Qatar e pelo Comando Central dos Estados Unidos, países que mediaram, juntamente com o Egito, o acordo de cessar-fogo, que se baseia no plano de paz do Presidente norte-americano, Donald Trump, para pôr fim à guerra no enclave palestiniano.

Uma fonte de segurança egípcia disse à EFE, no entanto, que o Egito "ainda não decidiu se participará ou não na reunião de Doha que abordará o plano para a criação da força de estabilização na faixa".

Além disso, indicou que "ainda não se sabe se essa reunião será alternativa à conferência de reconstrução de Gaza" que o Egito pretende organizar, e cuja data ainda não foi anunciada.

Esta informação surge depois de Trump ter anunciado que planeia nomear um general norte-americano para liderar a Força Internacional de Estabilização (ISF, na sigla em inglês) em Gaza, segundo avançou na quinta-feira passada o site Axios, com base em fontes norte-americanas e israelitas.

A criação dessa força multinacional foi enquadrada na resolução adotada em 17 de novembro pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, que apoiou o plano de 20 pontos de Trump para Gaza.

Esse plano incluía o compromisso de reconstrução sob supervisão internacional e a criação de um governo de transição, a chamada Junta de Paz, que deverá ser liderada por Trump.

A primeira fase do plano de paz começou em outubro com a entrada em vigor do cessar-fogo, embora, desde então, os ataques israelitas tenham causado a morte de mais de 300 palestinianos.

Se se confirmar que um general norte-americano irá liderar a Força Internacional de Estabilização, o Axios sublinhou que os Estados Unidos teriam o controlo não só da administração transitória, mas também da segurança do enclave.

Leia Também: Hamas quer que cessar-fogo respeite o "direito legítimo" de estar armado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2904071/qatar-e-eua-organizam-encontro-sobre-forca-de-estabilizacao-para-gaza#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes