Quarto suspeito de assaltar o Louvre foi formalmente acusado
- 29/11/2025
No decorrer da investigação, foram detidos três dos quatro membros suspeitos de fazerem parte do grupo de assaltantes, tendo sido acusados de roubo em grupo organizado e associação criminosa.
Uma outra pessoa, uma mulher de 38 anos, companheira de um dos detidos, é suspeita de cumplicidade no caso, mas conseguiu ser libertada sob controlo judicial.
O incidente decorreu no passado dia 19 de outubro, quando assaltantes encapuzados, munidos de um monta-cargas de mudanças e armados com cortadoras, cometeram o crime em plena luz do dia. O assalto durou apenas oito minutos.
Dois dos suspeitos deixaram vestígios de ADN numa das motos usadas na fuga, numa das vitrinas arrombadas e em objetos abandonados no Louvre, bem como na plataforma do monta-cargas utilizado.
Paralelamente à investigação judicial, a polémica levantada sobre as falhas de segurança do Louvre mantém-se.
Segundo informações publicadas pelo jornal Le Monde, uma auditoria de segurança já apontava, em 2018, para a vulnerabilidade que representava o balcão por onde os assaltantes entraram.
Além disso, a auditoria indicava também o acesso possível com recurso a um monta-cargas, o que revela semelhanças perturbadoras com o modo de atuação dos assaltantes.
A direção atual do museu afirmou ao jornal só ter tido acesso a este documento após o assalto.
Devido ao estado envelhecido das instalações, o Presidente francês, Emmanuel Macron, tinha anunciado no início do ano que estava previsto um projeto colossal para descongestionar e modernizar o museu, o mais visitado do mundo.
O Museu do Louvre, em Paris, aprovou agora um aumento do preço do bilhete de 22 para 32 euros para visitantes não europeus a partir de janeiro.
A medida surge ao mesmo tempo que outros grandes locais culturais do país, incluindo o Palácio de Versalhes, ponderam ações semelhantes para angariar fundos adicionais necessários para a manutenção e renovação dos seus edifícios.
Leia Também: Detido quarto suspeito de ter participado no assalto ao Louvre





.jpg)






















































