Quase metade dos norte-americanos identifica-se como independente
- 13/01/2026
O valor representa uma subida significativa face ao que se verificava há 20 anos, quando apenas cerca de um terço dos norte-americanos afirmava não se identificar nem com o Partido Democrata nem com o Partido Republicano.
De acordo com da empresa de sondagens Gallup, o aumento dos independentes está sobretudo ligado à insatisfação com o partido no poder, uma dinâmica que pode beneficiar os democratas nas eleições intercalares deste ano, mas sem garantir fidelidade política duradoura.
A sondagem indica ainda que os independentes se aproximaram recentemente dos democratas, não por maior simpatia pelo partido, mas devido à crescente deceção com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
No total, 47% dos adultos dizem identificar-se como democratas ou inclinar-se para esse partido, enquanto 42% se identificam como republicanos ou tendem para o Partido Republicano.
Este dado inverte a vantagem partidária que os republicanos tinham mantido durante três anos, no período da presidência do democrata Joe Biden.
A Gallup sublinha, contudo, que a popularidade dos democratas continua historicamente baixa, sugerindo que os ganhos atuais resultam mais do desgaste de Trump do que de uma adesão positiva ao partido.
Os jovens são o principal motor do crescimento do número de independentes, com mais de metade das chamadas Geração Z (1996-) e Millennials (1980-1995) a rejeitarem a identificação formal com os dois grandes partidos.
Entre a Geração Z, 56% dizem-se independentes, um valor superior ao registado em gerações anteriores quando tinham a mesma idade.
Nas gerações mais velhas, a identidade independente é menos frequente, situando-se em cerca de 40% na Geração X (1965-1979) e em cerca de 30% entre os adultos mais idosos.
A Gallup considera que esta tendência dificilmente se inverterá sem uma mudança profunda na forma como os partidos são percecionados pelos jovens.
A sondagem indica ainda que os independentes são cada vez mais moderados em termos ideológicos.
Em 2025, cerca de 47% dos independentes descreviam-se como moderados, contra cerca de 30% dos democratas e apenas cerca de 20% dos republicanos.
Em sentido inverso, democratas e republicanos tornaram-se mais polarizados, com cerca de 60% dos democratas a definirem-se como liberais (no sentido de progressistas) e 77% dos republicanos como conservadores.
Leia Também: Gouveia e Melo: "Sondagens não podem manipular opinião pública. Perigoso"





.jpg)






















































