"Que possam voar alto". Centenas homenageiam vítimas de ataque em Sydney

  • 15/12/2025

Centenas de pessoas reuniram-se, esta segunda-feira, junto ao Bondi Pavillion, que fica junto à praia onde várias pessoas foram mortas este domingo, para homenagear as vítimas deste ataque.

 

No local, foram depositados vários ramos de flores, em memória das 15 vítimas mortais. Adultos e crianças choraram, abraçaram-se e permaneceram em silêncio, refletindo sobre o icónico marco histórico.

Num bilhete, anexado a um dos muitos ramos, podia ler-se: “A todas as vítimas – que possam voar alto. Deus está à vossa espera. Às famílias das vítimas – desejo-vos força e coragem neste momento difícil. Rezando por toda a comunidade judaica”, reporta a CNN Internacional.

No local, bandeiras australianas e israelitas eram juntas no local, onde centenas de pessoas se reuniam, incluindo o primeiro-ministro Anthony Albanese e o governador-geral Sam Mostyn.

O atentado deste domingo contra uma festa judaica na praia australiana de Bondi, em Sydney, é o mais recente de vários ataques contra judeus no mundo na última década, sobretudo em sinagogas.

O ataque

Dois homens armados com espingardas abriram fogo contra a multidão reunida num parque próximo à praia de Bomdi, uma das mais movimentadas e turísticas do país, por volta das 18h40, hora local (07h40 em Lisboa), de domingo.

Catorze pessoas - incluindo um dos assaltantes - morreram no local do crime e outras duas, nomeadamente uma menina com 10 anos e um homem de 40, faleceram posteriormente no hospital.

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, sete das quais continuam em estado crítico.

Suspeitos do ataque

As autoridades australianas indicaram que os alegados autores do ataque terrorista são um homem de 50 anos, que morreu após confrontos com a polícia, e o filho de 24 anos, que continua hospitalizado sob custódia policial.

A polícia indicou que não procura mais suspeitos e que o falecido tinha licença para armas de grande calibre desde 2015, possuindo, pelo menos, seis armas registadas em seu nome, e pertencia a um clube de armas.

O suposto assaltante "cumpria os critérios de elegibilidade para uma licença de porte de arma", disse numa conferência de imprensa anterior o comissário da Polícia de Nova Gales do Sul, cuja capital é Sydney, Mal Lanyon.

Albanese também confirmou que o assaltante hospitalizado foi investigado em 2019 pela agência de inteligência da Austrália (ASIO), mas que na altura foi determinado que "não representava uma ameaça", sem fornecer mais detalhes.

Ataque de "pura maldade"

O chefe do Governo australiano classificou o ataque terrorista como um "ato de pura maldade" e "de antissemitismo", e ordenou que as bandeiras do país fossem colocadas a meia haste. E na  sequência disso anunciou que o seu Governo considera "endurecer as leis" de posse de armas, após o ataque no domingo numa praia popular em Sydney, que fez, pelo menos, 16 mortos.

"As circunstâncias das pessoas mudam. As pessoas podem radicalizar-se com o tempo. As licenças [de porte de arma] não podem ser perpétuas", afirmou o chefe do Governo australiano.

Confira as imagens da homenagem na  galeria acima.

Leia Também: Austrália pondera endurecer leis de armas após massacre em Sydney

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2904306/que-possam-voar-alto-centenas-homenageiam-vitimas-de-ataque-em-sydney#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes