Referendo na Eslovénia revoga lei sobre suicídio assistido já aprovada

  • 24/11/2025

De acordo com a contagem de 72% dos votos, mais de metade dos eleitores votou pela revogação da lei, que foi promovida pelo Governo de centro-esquerda da Eslovénia e criticada pela oposição conservadora e pela Igreja Católica.

 

A participação eleitoral foi de 35%, ultrapassando o limite de 20% necessário para que o resultado do referendo fosse válido.

Antes de ser aprovada pelos deputados, a lei tinha sido aprovada numa consulta pública não vinculativa.

A primeira do género num país da Europa de Leste, a lei estipulava que apenas os adultos mentalmente capazes, sofrendo insuportavelmente de uma doença terminal ou muito grave, sem perspetiva de melhoria, poderiam requerer o suicídio assistido.

Para que o pedido fosse aprovado eram necessárias várias avaliações médicas e psicológicas do doente, que teria de ingerir ou injetar a substância legal para pôr termo à vida. Os profissionais de saúde, desde enfermeiros e médicos a farmacêuticos, poderiam optar por não participar.

Para os seus opositores, dos setores conservadores, da Igreja Católica e do Partido Democrático Esloveno (SDS), a legislação violava a proteção constitucional da vida.

Leia Também: Eslovénia aprova lei que amplia poderes policiais em zonas "de alto risco"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2893304/referendo-na-eslovenia-revoga-lei-sobre-suicidio-assistido-ja-aprovada#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes