Renato Paiva ainda agora foi despedido e pode ter nova equipa no Brasil
- 16/07/2025
Renato Paiva está muito perto de assumir o comando técnico do Fortaleza, cerca de duas semanas depois de ter sido despedido do Botafogo, após a eliminação do conjunto do Rio de Janeiro no Campeonato do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos da América.
De acordo com as informações divulgadas esta quarta-feira pelo portal brasileiro GloboEsporte, o técnico português deve assumir a equipa canarinha, que se encontra em perigo no Brasileirão. O negócio está praticamente encerrado, faltando apenas definir o tempo do contrato do antigo treinador do Benfica B.
O Fortaleza está no penúltimo lugar do Brasileirão - o clube está há nove jogos seguidos sem vencer - e despediu recentemente o treinador argentino Juan Pablo Vojvoda, que estava no cargo há quatro anos. O sul-americano estava no Fortaleza desde 2021 e levou o clube à conquista de cinco títulos - duas Taças do Nordeste e três campeonatos Cearenses.
Caso se confirme a ida de Renato Paiva para o Fortaleza, esta será a terceira equipa que o técnico, de 55 anos, orientará no Brasileirão, depois do Bahia e do Botafogo.
Fortaleza encaminha contratação do técnico Renato Paiva ️ https://t.co/R00TRm0WHN
— ge (@geglobo) July 16, 2025
Getty Images pic.twitter.com/u6Af9Hgd57
Treinador português ficou "chocado" com a saída do Botafogo
Renato Paiva reagiu, no final do mês de junho, ao despedimento de que foi alvo no Botafogo, uma decisão que apanhou o técnico português de surpresa.
"Não quero falar de momento, haverá o tempo adequado para isso. Só posso dizer que estou chocado. Os funcionários e os jogadores estão de boca aberta com a decisão", afirmou o treinador em declarações citadas pelo Globo Esporte.
A derrota (0-1) com o Palmeiras, para os oitavos de final do Mundial de Clubes, motivou a decisão de John Textor, proprietário do clube carioca. Durou apenas 55 dias a passagem de Renato Paiva pelo atual campeão brasileiro e vencedor da Taça Libertadores.
Renato Paiva é o sexto técnico a deixar o Botafogo em três anos e meio, desde que John Textor tornou-se dono clube. Em 23 jogos, foram 12 vitórias, 3 empates e 8 derrotas. O Botafogo ainda tem objetivos em jogo no futebol sul-americano, tendo de disputar os oitavos de final da Taça do Brasil e da Libertadores. No Brasileirão, a equipa está no oitavo lugar, com 18 pontos, menos seis do que o Flamengo e Cruzeiro, de Leonardo Jardim, que partilham a liderança.
No Mundial de Clubes, o Botafogo chegou à fase a eliminar, após passar em segundo no chamado 'grupo da morte', que tinha dois gigantes europeus como o Atlético de Madrid e Paris Saint-Germain. Após a vitória (1-0) sobre o PSG, o atual campeã europeu, John Textor deu um beijo em Renato Paiva, que fazia a análise da partida para a DAZN, canal que transmite na íntegra todas as partidas do torneio, que decorre em solo norte-americano. Dez dias separam o triunfo sobre o atual campeão da Liga dos Campeões e a demissão.
Leia Também: Renato Paiva "chocado" com o despedimento no Botafogo
Leia Também: Oficial: Renato Paiva despedido do comando técnico do Botafogo