Rússia mantém avanços e ameaça cidade estratégica de Pokrovsk
- 04/11/2025
 
A Rússia conquistou 461 quilómetros quadrados de território ucraniano durante o mês, ligeiramente acima dos 447 registados em setembro, aproximando-se da média mensal de 2025, disse a organização não-governamental (ONG) ISW.
A cidade de Pokrovsk, que contava com cerca de 60 mil habitantes antes da invasão, situa-se num ponto estratégico de cruzamento ferroviário e rodoviário, o que significa que uma captura ia abrir caminho para oeste, onde as defesas ucranianas são menos fortificadas, de acordo com uma análise feita pela agência de notícias France-Presse com dados do ISW.
Em julho, o Exército russo tinha atingido o pico anual, com 634 quilómetros quadrados conquistados.
No final de outubro, as forças russas controlavam total ou parcialmente 19,2% do território ucraniano, incluindo áreas já ocupadas antes da invasão iniciada em fevereiro de 2022, como a Crimeia e partes do Donbass.
A região de Donetsk foi a que registou maiores progressos russos no mês, com 169 quilómetros quadrados conquistados, uma média de 5,5 quilómetros quadrados por dia, permitindo que Moscovo reivindique o controlo de cerca de 81% da região e quase toda a vizinha Luhansk.
As forças russas intensificaram os ataques na bacia industrial do Donbass, particularmente em torno de Pokrovsk, um importante centro logístico ucraniano que se encontra sob crescente ameaça de cerco, assim como a cidade vizinha de Myrnograd, com cerca de 100 mil habitantes antes da guerra.
O exército ucraniano tem vindo a anunciar operações para travar o avanço russo e agora o 7.º Corpo Aéreo de Assalto da Ucrânia disse que "a limpeza ativa da parte norte de Pokrovsk" continuava em curso, enquanto a situação em Myrnograd permanecia "tensa, mas não ameaçadora".
Na região central de Dnipropetrovsk, onde as tropas russas entraram este verão, Moscovo conquistou mais 150 quilómetros quadrados em outubro, referiu a ONG.
Leia Também: Militar ucraniano diz que a sua unidade foi dissolvida porque denunciou corrupção





.jpg)




						
						
						
						
						













































