Rússia recebeu Irão sobre conflitos e programa nuclear
- 17/12/2025
"Vamos falar sobre a situação no Médio Oriente, principalmente nos territórios palestinianos e outros temas que fazem parte normalmente das nossas conversações", disse Lavrov, no início da reunião.
O membro do governo do regime liderado por Vladimir Putin adiantou que vai haver "especial atenção" a diversas situações regionais e internacionais para "fortalecer e melhorar a coordenação" entre os dois países, "incluindo, com certeza, a situação em torno do programa nuclear iraniano".
Araqchi agradeceu à Federação Russa o apoio prestado durante "os ataques norte-americanos e israelitas às instalações nucleares" daquela república islâmica no verão.
"Precisamos manter estreitos contactos sobre possíveis acontecimentos deste género no futuro", disse o chefe da diplomacia do Irão, defendendo que Moscovo e Teerão tem "focos e pontos de vista comuns sobre quase todos os âmbitos da política internacional e apoiam-se mutuamente nas diversas plataformas e instituições".
Araqchi chegou a Moscovo vindo da vizinha e aliada do Kremlin Bielorrússia, onde esteve reunido com o presidente da antiga república soviética, Alexandr Lukashenko.
A Rússia e o Irão assinaram o seu Acordo de Associação Estratégica Integral em janeiro, numa visita do presidente iraniano, Masud Pezeshkian, a Moscovo.
Ao contrário do acordo subscrito com a Coreia do Norte, o documento acordado entre Irão e Rússia não contempla assistência militar mútua em caso de agressão externa.
Com o texto do entendimento entre Teerão e Moscovo, os países tornaram-se sócios estratégicos em assuntos económicos, energéticos, de Defensa, culturais e combate ao terrorismo, entre outros.
Há quatro dias, Putin e Pezeshkian, encontraram-se em Asjabad, no Turquemenistão, à margem de um fórum internacional sobre segurança.
Leia Também: Rússia ameaça com "resposta forte" se Europa destacar militares para Kiev





.jpg)






















































