Sérgio Godinho, Raquel Tavares e Lula Pena atuam na Marinha Grande

  • 16/09/2025

A agenda para o quadrimestre final de 2025 segue a estratégia aprovada pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), através da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, que aposta na formação e captação de públicos, especialmente crianças e jovens, mas também é pensada para pessoas com necessidades especiais, minorias e imigrantes.

 

Após ano e meio de aplicação da estratégia, que implica "investir como nunca se fez na cultura - diretamente são 800 mil euros", assiste-se a "uma revolução no território", considerou a vice-presidente da Câmara da Marinha Grande, Ana Monteiro.

"A intenção é mexermos com a comunidade" e, apesar do grosso do investimento ser feito a pensar no longo prazo e "ser cedo para se ver essa transformação", a vereadora da Cultura sente que a população local "já começa a interessar-se e a procurar" o que acontece na Marinha Grande.

"Ainda estamos numa fase embrionária", mas, "no último ano, as pessoas começaram a reservar espetáculos com antecedência, vão à BOL [Bilheteira Online] e já se começam a habituar que conseguem encontrar no concelho oferta cultural de qualidade. Podem ir a outros lados, mas, se quiserem, já têm cá".

A participação da comunidade é uma das prioridades e acontece, por exemplo, na plataforma de criação "A fábrica", de onde já surgem contributos para a programação, como o concerto, "Liberdade 25", que Sérgio Godinho & Os Assessores dão no Teatro Stephens no dia 27.

Antes, na noite de sábado, a programação arranca com "Quarteirão Cultural", um conjunto de atividades no Edifício Resinagem e Núcleo de Arte Contemporânea.

O alinhamento inclui vídeo, artes visuais, DJ, dança, circo contemporâneo, atividades para famílias, lojas 'pop up' e hip hop de Xtinto.

No dia 25, no Auditório da Resinagem, estreia "Kit Memória Empalhar", em que Vânia Colaço e Margarida Cabral recordam o papel das empalhadeiras na indústria vidreira.

Em outubro, apresenta-se na Marinha Grande, no dia 04, a companhia Nadine Gerspacher, com "BirdsLAND", peça de teatro-dança inspirada em Fred Astair e Ginger Rogers.

No dia 25 de outubro há concerto com Raquel Tavares, para festejar o aniversário do Teatro Stephens com fado tradicional.

Ao longo do mês, circulam pelas escolas do concelho propostas integradas no projeto "Casulo", com assinatura de Joana Gama", We Tum Tum, Ana Isabel Castro e Deeogo Oliveira, Nuisis Zobop e o espetáculo "As estrelas lavam os teus pés", de Sara Anjo, que pode ser visto pelo público em geral no Teatro Stephens, no dia 01 de novembro.

Para novembro, a tarde do dia 08 junta dança de São Castro e António M. Cabrita, "hOLD", com música de Lula Pena, que leva à Marinha Grande o espetáculo "Archivo Pittoresco".

O monólogo "Desconfortável", de Diana Nicolau, sobe ao palco do Teatro Stephens no dia 15 de novembro e entre os dias 28 e 30 há "Ciclo à margem".

Ao longo desses três dias, vários locais da Marinha Grande recebem Moura, João Polido e convidados, Mariana Lemos e Joana Guerra, Bruno Pernadas, Duarte Valadares e Companhia Instável, Dinis Brito e uma sessão de palco aberto.

"Casulo" leva a circular pelas escolas São Castro e Teresa Alves da Silva, We Tum Tum e Terra Amarela.

A agenda da Marinha Grande encerra com a performance "Chá das Cinco", de Coração nas Mãos, no dia 06 de dezembro, e Concerto de Natal, pelo Orfeão de Leiria, no dia 14.

Leia Também: DGArtes vai apoiar 128 projetos de Música e Ópera (262 ficam sem apoio)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2854179/sergio-godinho-raquel-tavares-e-lula-pena-atuam-na-marinha-grande#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes