Sete alimentos recomendados por neurologistas para prevenir demência
- 01/09/2025
A alimentação pode ser a 'chave' na prevenção de vários tipos de doenças. No caso do cérebro, existem vários nutrientes que conseguem ajudar o organismo a proteger-se contra diversos problemas, como a demência. Assim, é importante ter algum cuidado com a sua dieta.
A revista Parade falou com alguns neurologistas que revelaram os benefícios que alguns alimentos podem trazer à saúde do cérebro e na prevenção da demência. Saiba o que deve consumir mais vezes para conseguir os benefícios esperados.
"Uma grande parte do risco de demência está relacionada a fatores que podem ser altamente impactados pela dieta, como níveis de colesterol, diagnóstico de diabetes, pressão alta e obesidade", começa por dizer o médico Greg Cooper.
"Uma boa dieta, especialmente uma que tenha por base vegetais, frutas e alimentos não processados, pode reduzir o risco de demência", continua. "A causa mais comum de demência é a doença de Alzheimer, mas existem outras causas, como demência vascular e demência por corpos de Lewy." Assim, além de fazer exercício físico de forma regular e dormir várias horas por noite, a alimentação pode ser fundamental.
Veja o que deve consumir mais vezes para prevenir a demência
1- Salmão
“É um peixe gordo sem muito mercúrio e que contém muito ómega-3. Os peixes são um alimento básico da dieta mediterrânea, o que parece reduzir o risco de demência. Embora o ómega-3 seja frequentemente considerado bom para prevenir a demência, tomar a vitamina sozinha não reduz necessariamente o risco de demência”, revela Carolyn Fredericks.
Leia Também: O hábito matinal que (inesperadamente) pode afetar a sua memória
2- Vegetais com folhas verdes
"Podem ajudar a reduzir o risco de demência, provavelmente por serem ricos em vitaminas como vitamina K e ácido fólico, que ajudam a proteger o cérebro. No meu caso, tento consumir pelo menos uma porção por dia, frequentemente uma salada ou vários pratos ricos em espinafre."
3- Mirtilos
"Podem ajudar a manter a saúde das células cerebrais. Podem contribuir para a saúde do cérebro. Aposte em smoothies com muitas frutas, como mirtilos e vegetais após um treino cardiovascular de alta intensidade."
4- Proteína
"Uma dieta rica em proteínas pode reduzir o risco de demência, especialmente em mulheres na meia-idade e mais velhas. É importante consumir proteína suficiente para manter a massa muscular e promover a saúde óssea para sustentar um estilo de vida fisicamente ativo", diz Greg Cooper.
5- Aveia
"Para começar o dia com saúde para o cérebro, costumo comer aveia ao pequeno-almoço, já que os grãos integrais são recomendados diariamente na dieta. Para manter a saúde do cérebro, deve apostar na redução do sal e na melhoria da saúde cardíaca."
6- Feijões
"Deve consumir pelo menos quatro porções por semana. É o valor recomendado."
7- Azeite
"Outra forma simples de incorporar alimentos saudáveis para o cérebro na dieta é usar azeite como a sua principal fonte na cozinha. Deverá evitar manteiga e margarina sempre que possível."
Leia Também: Estudo revela que gatos podem ter demência tal como os humanos