Socialistas comprometidos com ideais humanistas e recusa de acordos com Chega
- 13/09/2025
Durante a Convenção Autárquica Nacional, que decorre hoje em Coimbra, foi apresentado o compromisso autárquico dos candidatos socialistas às próximas eleições, sintetizados em 12 princípios, que foram lidos por 12 jovens, para "promover o desenvolvimento local com coesão, sustentabilidade e boa governação".
"Agir com base em ideais progressistas, orientando-se, na ação e no discurso, pela declaração de princípios do PS e por ideais humanistas, de cosmopolitismo, de primado da razão, de progresso e de sustentabilidade", aponta.
Assim, os candidatos autárquicos do PS assumem o compromisso de fazer "acordos pós-eleitorais apenas com quem prossiga aqueles mesmos ideais".
Numa recente entrevista, o líder do PS, José Luís Carneiro, avisou que os candidatos socialistas que façam acordos com eleitos do Chega "perderão a confiança política do PS".
Na lista dos restantes compromissos está o reforço das condições de desenvolvimento económico no plano local e em responder com urgência ao problema social da habitação e promover a sustentabilidade dos processos de desenvolvimento.
Orientar a intervenção "pelo respeito por deveres de legalidade, justiça e imparcialidade, pela implementação de mecanismos efetivos legítimos de combate à corrupção e pela valorização de um espaço público de debate tolerante, racional e plural" é outros dos compromissos.
Os candidatos do PS devem ainda garantir a modernização administrativa, a transparência e a prestação de contas e a promover a responsabilidade financeira, além de se deverem empenhar na cooperação intermunicipal.
Reforçar as autarquias como espaço de democracia local e na promoção da igualdade é outro dos princípios firmados, pretendendo o PS que os seus autarcas sejam agentes de solidariedade e promoção da saúde.
Leia Também: Autárquicas? "Temos o objetivo de sermos o 1.º partido com mais votos"