"Sonho". Homem de 88 anos que ainda trabalhava recebe cheque de milhões
- 10/12/2025
Ed Bambas, um veterano do exército norte-americano, já tem 88 anos, mas continuava a trabalhar num supermercado para conseguir pagar as contas ao final do mês. Isto, até receber um cheque de 1,77 milhões de dólares (mais de 1,5 milhões de euros) com o seu nome.
A história de Ed começou no dia 2 de dezembro, quando um criador de conteúdos, Samuel Weidenhofer (conhecido apenas por Sam), o abordou no local de trabalho do homem de 88 anos e descobriu a sua história, partilhando-a nas redes sociais. Numa conversa entre os dois, Ed contou que se reformou em 1999, mas que a empresa abriu falência em 2012 e, por isso, retiraram-lhe a reforma, obrigando-o a regressar ao mercado de trabalho.
Na mesma altura, a mulher ficou doente: "Ela morreu há sete anos. Estava doente quando fiquei sem pensão".
"Aquilo que me magoou mais", começou por dizer Ed com lágrimas nos olhos, "foi quando a minha mulher estava muito doente… E quando me tiraram a pensão, também me tiraram a cobertura de saúde, e tudo exceto 10 mil dólares (8.500 euros) do meu seguro de vida".
Mas neste encontro, Ed não contou a história toda. A doença da mulher obrigou-o a contrair uma dívida de cerca de 225 mil dólares (cerca de 190 mil euros).
Apesar do passar dos anos, quando questionado sobre se ainda sente saudades da mulher, Ed continua a emocionar-se, dizendo apenas que "sim", que sente falta da sua esposa.
Numa nova conversa com Sam, partilhada no dia 6 de dezembro, o veterano contou ainda que o irmão e mulher deste têm ambos cancro - e que Ed ainda não conseguiu visitá-los por não ter "os fundos necessários" para se deslocar até eles.
Sam respondeu, taciturno (para não estragar a surpresa): "Nós temos aqui algum apoio para ti".
O criador de conteúdos apresentou depois um profissional, que aparenta estar ligado ao setor bancário, que explicou que, caso Ed queira seguir em frente, irá ser criado o chamado trust fund (um fundo em que são distribuídos bens para uma pessoa, que fica encarregue de os gerir) para ele e para a sua família, "estruturando-o da forma correta, de um ponto de vista legal". Para Ed, o serviço será gratuito.
"Isto pode ser muito, mas nós temos uma pequena surpresa para ti", disse Sam no vídeo, encaminhando Ed para uma sala diferente. "Há aqui muito apoio para ti", continuou, numa altura em que Ed, mais uma vez, se começa a emocionar.
Ainda antes de ver qual é a surpresa, e o quanto a sua vida estava prestes a mudar, o veterano abraçou o influencer e agradeceu-lhe.
"Eu quero revelar que esta é uma das maiores angariações individuais na história do Go Fund Me. Se quiseres, vais conseguir reformar-te porque angariámos 1,77 milhões de dólares", anunciou Sam, que depressa tem de largar o cheque para se voltar a abraçar a Ed, que começa a chorar.
"Isto é aquilo de que os sonhos são feitos. Não consigo expressar em nenhuma palavra o quão grato estou a todas as pessoas [que contribuíram]", confessou Ed.
Questionado sobre o que diria hoje à sua mulher se pudesse, Ed disse: "Obrigada, amor. Eu agradeço tudo o que fizeste".
Ed, recorde-se, estava a trabalhar "cinco dias por semana, oito horas por dia" para conseguir pagar as contas. Era funcionário num supermercado, o que implicava estar em pé 40 horas por semana aos 88 anos. A história do veterano norte-americano tocou milhares de pessoas, que acorreram à plataforma de angariação de fundos Go Fund Me, para ajudar o idoso a, finalmente, reformar-se.
"Em menos de 36 horas arrecadámos mais de um milhão de dólares para o veterano Ed, de 88 anos!", chegou a dizer Sam numa publicação no seu Instagram depois da publicação do primeiro vídeo, numa altura em que o idoso ainda não fazia a menor ideia do impacto da sua história.





.jpg)























































