Suspenso cessar-fogo entre curdos e Governo sírio

  • 21/01/2026

"Dado que não há cessar-fogo neste momento, que Damasco continua a atacar as nossas regiões e que [o poder] se recusa a encetar um diálogo, o acordo já não é válido neste momento", afirmou a responsável curda Elham Ahmad aos jornalistas durante uma conferência 'online, de acordo com a tradução em inglês fornecida pelos organizadores.

 

Elham Ahmad anunciou que "algumas personalidades do lado israelita iniciaram contactos" com os curdos, adiantando que "se esse contacto resultar em apoio", estarão abertos.

Já o exército sírio acusou também as forças curdas de se terem retirado do campo de Al-Hol, no nordeste da Síria, onde estão detidos milhares de familiares de membros do grupo extremista Estado Islâmico (EI), incluindo estrangeiros.

Os curdos das Forças Democráticas Sírias (FDS) negaram e relataram confrontos nos arredores do campo, acrescentando terem sido "obrigadas a retirar-se" do campo de Al-Hol.

Em comunicado, adiantaram que se "reposicionariam nos arredores das cidades do norte da Síria sob a ameaça" do exército, e acusaram a comunidade internacional de não "assumir as responsabilidades".

Al-Hol é o maior campo da zona curda. Abriga 27.000 pessoas, incluindo 15.000 sírios e cerca de 6.300 mulheres e crianças estrangeiras de 42 nacionalidades, incluindo ocidentais.

O Ministério da Defesa sírio rejeitou, em comunicado, "veementemente a exploração de detidos como reféns ou ferramentas de negociação política pela liderança das FDS para espalhar o caos e desestabilizar a situação".

"Apelamos à liderança das FDS para que cumpra os compromissos e implemente urgentemente o acordo de 18 de janeiro. Reafirmamos o nosso compromisso absoluto de proteger o nosso povo curdo e salvaguardar a segurança, e renovamos a nossa promessa de que as nossas forças não entrarão nas cidades e aldeias curdas", adiantou o Ministério nas redes sociais.

No mesmo comunicado, o Ministério da Defesa sírio disse estar disponível para "assumir o controlo do campo de Al-Hol e de todas as instalações de detenção do EI na região"

Horas antes um responsável curdo disse à agência de notícias France-Presse (AFP) que as negociações entre curdos e o Governo central tinham "fracassado completamente".

O líder curdo, Mazloum Abdi, e o Presidente interino sírio, Ahmad al-Sharaa, reuniram-se na segunda-feira à noite em Damasco para discutir a implementação do acordo, anunciado no domingo, sobre a integração das instituições civis e militares curdas no Estado.

"As negociações que decorreram ontem [segunda-feira] em Damasco fracassaram completamente. A única exigência [das autoridades sírias] é a rendição incondicional", disse Abdel Karim Omar, representante da administração autónoma curda em Damasco.

Omar exortou a comunidade internacional a assumir urgentemente "uma posição firme e decisiva" em apoio dos curdos sírios.

No domingo, o Presidente sírio, determinado a alargar a autoridade a todo o país, anunciou um acordo que inclui um cessar-fogo e a integração das administrações civis e militares curdas no Estado.

Após este anúncio, o exército sírio foi mobilizado para zonas no leste e no norte da Síria, principalmente nas províncias de Raqqa e Deir ez-Zor, para onde as forças curdas se tinham retirado.

Durante a guerra civil síria (2011-2024), os curdos estabeleceram uma zona autónoma no norte e nordeste da Síria.

Em Raqqa, um correspondente da AFP testemunhou um grande comboio de veículos blindados e outros veículos a transportar soldados do exército em direção ao bastião curdo de Hasakah, dentro da zona autónoma.

Entretanto, as Forças Democráticas Sírias (FDS), dominadas pelos curdos, apelaram para os "jovens curdos, homens e mulheres", tanto na Síria como no estrangeiro, a "juntarem-se às fileiras da resistência".

Leia Também: Síria detém 81 dos 120 jihadistas que fugiram de prisão de curdos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2922818/suspenso-cessar-fogo-entre-curdos-e-governo-sirio#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes