Tarifas? Metsola considera que "bom senso" dos EUA prevaleceu

  • 23/01/2026

"Como vimos após o aumento das tensões esta semana, podemos dizer, por agora, que o bom senso prevaleceu e podemos afirmar com toda a segurança que não assistimos a qualquer ataque à soberania da Dinamarca ou da Gronelândia, nem à sua integridade territorial", declarou Roberta Metsola.

 

Falando à chegada da reunião extraordinária do Conselho Europeu, em Bruxelas, a líder da assembleia europeia apontou que, "para já, a escalada foi afastada", pelo que "se podem retomar as discussões internas [na assembleia europeia] sobre o comércio entre a UE e os EUA, que tinham sido afetadas pela iminente ameaça de tarifas".

"Assim, irei dar seguimento a este processo juntamente com os meus colegas. Para avançar, estamos igualmente a trabalhar com os nossos colegas nos parlamentos e no Congresso, para que os dois poderes legislativos possam colaborar na procura de soluções através do diálogo", elencou Roberta Metsola.

O Parlamento Europeu recusou ratificar o acordo comercial entre Bruxelas e Washington alcançado no verão passado enquanto persistirem as ameaças do Presidente norte-americano sobre a Gronelândia e de aplicar tarifas a países europeus.

Já sobre o envio para o Tribunal de Justiça da UE do acordo entre a União e o Mercosul, conforme votação na quarta-feira, a responsável pediu "que não se dramatize excessivamente".

"Não se tratou de uma votação sobre o consentimento. Foram apenas clarificações jurídicas, algo que está plenamente dentro das prerrogativas do Parlamento, conforme o Tribunal de Justiça. Assim que essas clarificações forem dadas, avançaremos com o consentimento e, quanto à aplicação provisória, trata-se de uma prerrogativa [...] e a aplicação provisória é uma opção em cima da mesa", adiantou Roberta Metsola.

Os líderes da União Europeia reúnem-se hoje numa cimeira extraordinária em Bruxelas para discutir as relações transatlânticas após ameaças dos Estados Unidos, entretanto retiradas, de impor tarifas a países que se opõem às intenções norte-americanas sobre a Gronelândia.

No encontro de alto nível, os chefes de Governo e de Estado dos 27 do bloco europeu -- incluindo o português, Luís Montenegro -- vão tentar enviar um sinal político forte de unidade, sublinhando que a soberania territorial e a lei internacional são princípios fundamentais da política externa da UE, face às intimidações sobre a Gronelândia, um território autónomo da Dinamarca.

No passado fim de semana, o Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou tarifas (de 10% em fevereiro e de 25% em junho) sobre oito países europeus, entre os quais seis Estados-membros da UE (Dinamarca, Suécia, França, Alemanha, Países Baixos e Finlândia) e dois outros (Noruega e Reino Unido).

Porém, já esta quarta-feira à noite, Trump recuou, ao anunciar um acordo com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Mark Rutte, sobre a Gronelândia, e a suspender a ameaça de tarifas.

Ainda assim, será realizada na capital belga a cimeira extraordinária convocada pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa, para debater as tensões transatlânticas.

Recuo de Trump? Kallas admite alívio, mas fala em

Recuo de Trump? Kallas admite alívio, mas fala em "imprevisibilidade"

A chefe da diplomacia da UE admitiu hoje alívio no espaço comunitário com o recuo do Presidente norte-americano, Donald Trump, sobre ameaças tarifárias à Europa, destacando, porém, em "muita imprevisibilidade" nas relações transatlânticas.

Lusa | 18:52 - 22/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2924511/tarifas-metsola-considera-que-bom-senso-dos-eua-prevaleceu#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes