Tem 26 anos, é iraniano e pode ser executado hoje. Quem é Erfan Soltani?

  • 14/01/2026

Aos 26 anos, Erfan Soltani poderá tornar-se o primeiro manifestante a ser executado por enforcamento, esta quarta-feira, após ter participado nos protestos contra o regime iraniano. Mas, afinal, quem é este jovem?

 

Erfan Soltani foi detido na noite de quinta-feira, dia 8 de janeiro, na sua residência, no distrito de Fardis, em Karaj. O seu paradeiro era desconhecido até ao dia 11 de janeiro, quando as autoridades iranianas informaram a família de que o jovem tinha sido detido e condenado à morte, de acordo com o IranWire.

O mesmo meio adiantou que, na sequência de vários pedidos, a família pôde despedir-se do jovem, num encontro de dez minutos.

"A família está sob extrema pressão. Até mesmo um parente próximo, que é advogado, tentou assumir o caso, mas foi impedido e ameaçado por agentes de segurança. Disseram-lhe: ‘Não há nenhum processo para analisar. Anunciámos que qualquer pessoa presa nos protestos seria executada. A sentença de Erfan é moharebeh [guerra contra Deus, em persa]; é definitiva e será cumprida", disse uma fonte próxima da família ao IranWire.

Sob anonimato, a mesma pessoa complementou: "Erfan tinha recebido mensagens ameaçadoras de fontes de segurança antes de ser detido, mas continuou empenhado nos protestos. Disse à família que estava a ser vigiado, mas recusou-se a recuar."

Erfan Soltani não teve acesso a um advogado, as autoridades não apresentaram acusações formais contra o jovem e não ocorreu qualquer tipo de audiência judicial, denunciou aquele meio. Além disso, também a sua família foi ameaçada, tendo as autoridades advertido que outros familiares poderiam ser detidos, caso falassem publicamente ou contactassem os meios de comunicação social para dar conta da situação.

O jovem trabalhava na indústria do vestuário e tinha ingressado recentemente numa empresa privada. Aliás, quem o conhecia assegurou que era apaixonado por moda. Os seus perfis nas redes sociais mostravam ainda que era interessado por desporto, particularmente por musculação, e por levar uma vida modesta.

Saliente-se que a detenção do jovem de 26 anos foi dada a conhecer pelo ativista político exilado Ebrahim Allah-Bakhshi, que avançou que a sua execução estava "marcada para quarta-feira, 14 de janeiro", através da rede social X (Twitter).

Note-se que, esta quarta-feira, o responsável máximo pela Justiça iraniana, Gholamhossein Mohseni-Ejei, anunciou que serão realizado julgamentos sumários e possíveis execuções para as pessoas detidas por terem participado nos protestos contra o atual regime da República Islâmica persa.

"Se quisermos fazer o trabalho, temos de fazê-lo já. Se quisermos fazer alguma coisa, temos que fazê-la rapidamente", disse, justificando que, "se demorar dois ou três meses, não terá o mesmo efeito".

Já na terça-feira, o Ministério Público de Teerão deu conta de que um número não especificado de manifestantes será julgado por "moharebeh", uma das acusações mais graves no Irão, que prevê a pena de morte.

O Irão é o segundo país a nível mundial com maior número de execuções, encontrando-se atrás da China. Em 2025, Teerão executou pelo menos 1.500 pessoas, de acordo com a ONG Iran Human Rights (IHR).

De acordo com organizações não governamentais (ONGs), mais de 2.500 pessoas morreram nas manifestações que brotaram a 28 de dezembro por todo o território da República Islâmica.

EUA juram

EUA juram "firmeza", Irão promete atacar "se for atacado". Que se sabe?

O presidente norte-americano, Donald Trump, assegurou que agirá "com muita firmeza" se as autoridades iranianas executarem as pessoas presas durante os protestos que têm abalado a República Islâmica. Por seu turno, ministro da Defesa iraniano, Aziz Nafizardeh, alertou que o seu país atacará as bases norte-americanas na região, caso Washington lance uma ofensiva contra a nação persa. Mas, afinal, que se sabe?

Notícias ao Minuto com Lusa | 08:56 - 14/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919148/tem-26-anos-e-iraniano-e-pode-ser-executado-hoje-quem-e-erfan-soltani#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes