Tempestade Melissa atinge força de furacão e ameaça norte das Caraíbas
- 26/10/2025
Um aviso de furacão significa que são esperados ventos de pelo menos 119 quilómetros por hora (km/h) na zona dentro de 36 horas.
"Melissa tornou-se um furacão com ventos máximos sustentados de 120 km/h", informou o NHC (na sigla em inglês). "Prevê-se uma rápida intensificação e a previsão é que o Melissa se torne um grande furacão amanhã (domingo)".
"A preparação para a Jamaica deverá estar concluída hoje. A lenta movimentação da Melissa traz ventos devastadores durante vários dias, bem como chuvas fortes, inundações repentinas catastróficas, deslizamentos de terra, danos, interrupções prolongadas nas comunicações de energia e isolamento", disse o centro.
Uma previsão de chuva torrencial foi também emitida para as regiões do sul do Haiti e da República Dominicana até segunda-feira.
São possíveis inundações e deslizamentos de terra com risco de morte, com "chuva catastrófica" na península de Tiburon, no sudoeste do Haiti, informou o centro.
"Infelizmente, para os locais ao longo da trajetória projetada, a tempestade está cada vez mais grave", disse hoje Jamie Rhome, vice-diretor do centro, citado pela agência noticiosa norte-americana Associated Press.
As autoridades jamaicanas indicaram que todos os aeroportos da ilha fechariam no prazo de 24 horas após a emissão do alerta de furacão e que estariam disponíveis mais de 650 abrigos, acrescentando que os armazéns em toda a ilha estavam bem abastecidos e que milhares de pacotes de alimentos estavam prontos para uma distribuição rápida, se necessário.
A tempestade já matou pelo menos três pessoas e feriu cinco no Haiti, enquanto a República Dominicana declarou um morto e um desaparecido, assim como 200 casas danificadas e a interrupção do abastecimento de água.
Melissa é a 13ª tempestade com nome (com potencial para causar impactos significativos) da temporada de furacões no Atlântico, que decorre de 01 de junho a 30 de novembro.
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos previu uma estação acima do normal, com 13 a 18 tempestades com nome.
Leia Também: Tempestade deixa mais de um milhão sem água na República Dominicana





.jpg)
















































