Tiroteio perto da Casa Branca terá sido "intencional e direcionado"

  • 27/11/2025

As autoridades de Washington DC descreveram o tiroteio, que aconteceu perto da Casa Branca esta quarta-feira, como uma emboscada, notando que o ataque poderá ter sido "intencional e direcionado".  

 

O chefe assistente do Departamento da Polícia Metropolitana de Washington, Jeff Carrol, citado pela CBS News, descreveu o tiroteio como uma emboscada numa área densamente povoada, acrescentando que os militares estavam a fazer "patrulhas de alta visibilidade" quando o suspeito cruzou uma esquina, tirou a arma e atirou contra os dois elementos da Guarda Nacional. 

"Analisámos as imagens de vídeo da área. Parece, como disse, que era um atirador único que sacou da arma e emboscou os elementos da Guarda Nacional. Ele foi rapidamente detido por outros militares e polícias", revelou.

E acrescentou: "Havia outros elementos da Guarda Nacional naquela zona. Eles conseguiram, após algumas negociações, subjugar o indivíduo e prendê-lo". 

Carroll adiantou ainda que a investigação encontra-se numa fase preliminar e que as autoridades estão a investigar todos os aspetos do suspeito e possíveis ligações. Afirmou ainda que, até ao momento, não há outros suspeitos e que ainda não apuraram qual a causa do sucedido. 

Já outras fontes policiais, também citadas pelo meio norte-americano, avançaram que o ataque foi "intencional e direcionado". No entanto, não está ainda claro se o suspeito terá ou não interagido com os militares antes de começar a disparar.

O que se sabe sobre o tiroteio?

Dois militares da Guarda Nacional foram baleados e ficaram gravemente feridos, esta quarta-feira, perto da Casa Branca, em Washington DC, nos Estados Unidos. O atirador, que já foi detido, está em estado grave.

As duas vítimas foram identificadas pela secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, como pertencendo à Guarda Nacional, logo num primeiro momento. "Por favor, juntem-se a mim em oração pelos dois membros da Guarda Nacional que foram baleados há instantes em Washington, DC", escreveu Noem, nas redes sociais.

O suspeito, que foi detido, foi também baleado e sofreu ferimentos que não são considerados fatais, de acordo com um agente da autoridade que falou sob anonimato à agência Associated Press (AP).

De acordo com outra fonte citada pela AP, um dos membros da Guarda Nacional foi baleado na cabeça.

Recorde-se que o governador da Virgínia Ocidental tinha adiantado que ambos os militares tinham morrido, tendo vindo depois desmentir a informação. 

Dois militares da Guarda Nacional baleados junto à Casa Branca

Dois militares da Guarda Nacional baleados junto à Casa Branca

Os dois militares da Guarda Nacional foram baleados perto da Casa Branca, nos Estados Unidos. O suspeito do ataque já foi detido, encontrando-se também ferido e em estado grave.

Maria Gouveia | 20:12 - 26/11/2025

Donald Trump: "O animal que disparou pagará"

O presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu que o responsável pelo tiroteio que atingiu os dois militares da Guarda Nacional vai "pagar um preço muito alto".

"O animal que alvejou os dois membros da Guarda Nacional, ambos gravemente feridos e agora em hospitais diferentes, também está gravemente ferido, mas, apesar de tudo, vai pagar um preço muito elevado", declarou o republicano na sua rede social, Truth Social.

Atirador que atingiu membros da Guarda Nacional vai

Atirador que atingiu membros da Guarda Nacional vai "pagar preço alto"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu hoje que o responsável pelo tiroteio que atingiu dois membros da Guarda Nacional, que ficaram gravemente feridos, perto da Casa Branca, em Washington, vai "pagar um preço muito alto".

Lusa | 21:12 - 26/11/2025

Após tiroteio, foram enviados mais 500 guardas nacionais para Washington DC

O governo de Donald Trump ordenou o envio de mais 500 membros da Guarda Nacional para Washington após o tiroteio contra tropas dessa força militar.

O governo de Donald Trump ordenou hoje o envio de mais 500 membros da Guarda Nacional para Washington após o tiroteio contra tropas dessa força militar, anunciou o secretário de Defesa, Pete Hegseth.

De acordo com a última atualização do governo, atualmente há 2.188 soldados designados para a força de trabalho que opera na cidade.

Mais 500 guardas nacionais enviados para Washington DC após tiroteio

Mais 500 guardas nacionais enviados para Washington DC após tiroteio

O governo de Donald Trump ordenou hoje o envio de mais 500 membros da Guarda Nacional para Washington após o tiroteio contra tropas dessa força militar.

Lusa | 23:18 - 26/11/2025

O que é a Guarda Nacional?

A Guarda Nacional é uma força militar estadual composta por centenas de milhares de soldados treinados que, normalmente, servem apenas em tempo parcial. No entanto, podem ser acionados em momentos de necessidade, na maioria das vezes durante desastres naturais, guerras ou distúrbios civis.

A força de segurança é composta por duas partes: a Guarda Nacional do Exército e a Guarda Nacional da Força Aérea. Cada uma funciona como força de reserva para o respetivo ramo das Forças Armadas. As tropas da Guarda Nacional podem ser convocadas e enviadas para o exterior para apoiar operações militares, como ocorreu, por exemplo, durante as guerras do Iraque e do Afeganistão.

Leia Também: Avião com 175 deportados dos EUA chega a Caracas em plena crise de voos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2895335/tiroteio-perto-da-casa-branca-tera-sido-intencional-e-direcionado#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes