Tráfico de droga. República Dominicana dá acesso a áreas restritas a EUA

  • 27/11/2025

Por um período limitado, os EUA podem reabastecer aeronaves e transportar equipamentos e pessoal técnico em áreas restritas da Base Aérea de Santo Isidro e do Aeroporto Internacional de Las Américas, disse Abinader, que fez o anúncio com o Secretário da Defesa dos EUA, Pete Hegseth, ao seu lado.

 

Hegseth esteve em Santo Domingo na quarta-feira para se reunir com os principais líderes do país, incluindo Abinader e o Ministro da Defesa, Tenente-General Carlos Antonio Fernández Onofre.

Este é o primeiro grande acordo público que os EUA celebram com um Estado da região das Caraíbas, num momento em procuram aliados para apoiar os seus ataques contra supostos barcos de tráfico de drogas na região.

 Desde o início dos ataques de forças militares norte-americanas na região das Caraíbas, no início de setembro, pelo menos 83 pessoas foram mortas.

Hegseth disse que a República Dominicana era um líder regional disposto a enfrentar desafios difíceis. "É por isso que estou hoje aqui. É por isso que decidimos vir aqui primeiro", afirmou o Secretário da Defesa dos EUA. "A República Dominicana deu um passo em frente", acrescentou.

 Hegseth afirmou que os EUA respeitariam a soberania e as leis daquele país das Caraíbas enquanto os membros das forças armadas e aeronaves americanas se preparam para se deslocar para a República Dominicana.

No entanto, o secretário norte-americano não deu detalhes adicionais sobre as operações.

Entretanto, Abinader disse que o alcance do acordo é "técnico, limitado e temporário". "O objetivo é claro: reforçar o anel de proteção aérea e marítima, mantido pelas nossas Forças Armadas, um reforço decisivo para prevenir a entrada de narcotraficantes e para desferir um golpe mais contundente contra o crime organizado transnacional", afirmou.

Após uma conferência de imprensa em que não foram permitidas perguntas, o gabinete do Presidente emitiu um comunicado com mais detalhes, salientando que várias aeronaves tanker KC-135 estariam presentes para apoiar missões de patrulha aérea, expandindo a capacidade de monitorização e interdição em grande parte dos domínios marítimo e aéreo.

"Também forneceriam serviços de reabastecimento a aeronaves dos países parceiros, garantindo assim operações sustentadas para monitorizar, detetar e rastrear atividades ilícitas verificadas", segundo o comunicado.

Além disso, as aeronaves de carga Hercules C-130 facilitariam retiradas aéreas para assistência médica, combate a incêndios, reconhecimento meteorológico e ajuda em desastres, adiantou o gabinete.

Abinader referiu que a República Dominicana apreendeu quase 10 vezes mais drogas por ano nos últimos cinco anos do que na década anterior, graças à estreita colaboração com os EUA.

"O nosso país enfrenta uma ameaça real, uma ameaça que não conhece fronteiras, nem bandeiras, que destrói famílias e que tem tentado usar o nosso território há décadas", afirmou.

"Essa ameaça é a ameaça do tráfico de droga, e nenhum país pode ou deve enfrentá-la sem aliados."

Hegseth elogiou Abinader, dizendo que a República Dominicana "compreende a importância da legitimidade quando narco-terroristas e narcotraficantes inundam os nossos países com drogas e violência."

"Estamos extremamente empenhados em relação a esta missão", afirmou Hegseth, acrescentando que os EUA têm a melhor inteligência, advogados e processos. Sabemos... de onde estão a partir, para onde vão, o que trazem, quais são as suas intenções, quem representam."

Alguns especialistas acreditam que os ataques em curso são uma tática para tentar pressionar o Presidente venezuelano Nicolás Maduro a demitir-se, dado que o exército dos EUA construiu a sua maior presença na região por gerações.

A visita de Hegseth ocorre um dia depois do General Dan Caine, Chefe do Estado-Maior Conjunto e principal conselheiro militar do Presidente dos EUA, Donald Trump, se ter reunidor com a primeira-ministra de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar.

Leia Também: Pessoas com deficiência protestam frente ao Parlamento: "Fartos"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2895354/trafico-de-droga-republica-dominicana-da-acesso-a-areas-restritas-a-eua#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes