Trump acusa New York Times de difamação e exige indemnização milionária

  • 16/09/2025

Donald Trump deu, ao final da noite desta segunda-feira, dia 16 de setembro, mais um passo na sua luta contra a comunicação social, refere o El Pais.

 

O presidente dos Estados Unidos da América decidiu processar a publicação The New York Times, a quem acusa de "difamação e calúnia" e a quem exige uma indemnização de 15 mil milhões de dólares (perto de 12,7 mil milhões de euros).

A acusação visa também quatro jornalistas do New York Times, de acordo com documentos judiciais consultados pela Associated Press.

O anúncio foi feita na sua rede social, a Truth Social, onde escreveu que é com "grande honra" que vai levar a tribunal este jornal, o qual define como "o pior e mais degenerado jornal da história do nosso país".

Donald Trump acusa a publicação de ser uma espécie de "porta-voz do Partido Democrata" e da "esquerda radical", para além de ser responsável pela maior contribuição ilegal para uma campanha eleitoral". 

"Colocaram o seu apoio à candidatura de Kamala Harris [nas últimas eleições] no centro da primeira página, algo inédito até agora", escreve ainda na mesma publicação.

A queixa

O processo, apresentado num tribunal da Florida, esta segunda-feira, nomeia vários artigos e dois livros da autoria de dois jornalistas do The New York Times, publicados durante a campanha de 2024, que segundo o próprio faz parte de uma campanha de vários anos em "difamar o presidente Trump", indica o The Guardian, que tentou obter uma reação por parte do jornal em causa, mas sem sucesso até ao momento.

"Os réus publicaram tais declarações de forma negligente, com conhecimento da falsidade das declarações e/ou com negligência imprudente quanto à sua veracidade ou falsidade", pode ler-se no processo judicial.

Notícias prejudicaram negócios

No processo, o presidente republicano afirma que as notícias a que se refere terão tido um impacto negativo na sua imagem, prejudicando os seus negócios.

No processo, seus advogados alegam que as publicações prejudicaram os negócios e a reputação pessoal de Trump, causando enormes danos económicos ao valor de sua marca e prejuízos significativos às suas perspetivas financeiras futuras.

"O Times há décadas que se dedica a espalhar mentiras sobre o vosso presidente favorito (EU!), a minha família, os meus negócios, o movimento America First, o MAGA e a nossa nação como um todo", pode ler-se na mesma publicação, onde escreve, ainda, que o jornal "tem sido autorizado a mentir, difamar e caluniar-me livremente por muito tempo, e isso tem de acabar, AGORA!".

Wall Street Journal também já foi visado

Trump criticou e já processou outros órgãos de comunicação social, nomeadamente, o Wall Street Journal a quem pediu uma indemnização de 10 mil milhões de dólares (cerca de 8,5 mil milhões de euros).

O processo contra o jornal do magnata Rupert Murdoch foi interposto em julho, depois de o Wall Street Journal ter publicado uma reportagem sobre as supostas ligações entre Donald Trump e o empresário Jeffrey Epstein, envolvido em vários escândalos sexuais, e que se suicidou numa cadeia de Nova Iorque em 2019.  

Leia Também: Administração Trump despediu ilegalmente milhares em período probatório

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2854172/trump-acusa-new-york-times-de-difamacao-e-exige-indemnizacao-milionaria#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes