Trump alcança recorde de 500 ações migratórias com 622.000 deportações

  • 14/01/2026

Essas ações, como proclamações e mudanças normativas, incluem 38 ordens executivas sobre migração, cerca de um sexto do total das 225 decretadas desde seu regresso à Casa Branca, em 20 de janeiro de 2025, realçou o MPI no relatório "Desatando o poder de novas formas: Imigração no primeiro ano de Trump 2.0".

 

"Se quiserem comparar, em todos os quatro anos de [Donald] Trump 1.0 [no anterior mandato houve 472 ações executivas de imigração. Esta administração chegou com dois objetivos em matéria de imigração: um é deter a invasão, como ele vê, na fronteira, e o outro são as deportações em massa", explicou Muzaffar Chishti, principal autor do relatório, num evento virtual.

O investigador do MPI apontou que as ações de Trump são (...) impulsionadas pelo desejo de atingir a meta de 1 milhão de deportações por ano", mas observou que as expulsões ficaram abaixo dessa meta e das 778.000 do último ano fiscal da administração de Joe Biden (2021-2025).

O regresso de Trump resultou numa média de 1.200 migrantes detidos por dia pelo Serviço de Imigração e Controlo Aduaneiro (ICE, na sigla em inglês), que prendeu cerca de 595.000 pessoas desde janeiro de 2025 até meados de dezembro passado, sublinhou o investigador do MPI.

O número médio de pessoas que permanecem nos centros de detenção do ICE também quase duplicou para cerca de 70.000, em comparação com as 39.000 que havia no início do governo Trump, acrescentou Chishti.

"Se analisarmos o perfil das pessoas detidas, é óbvio que não são o pior do pior. Cerca de 26% das pessoas detidas atualmente, apenas 26%, têm uma condenação criminal", salientou o investigador.

As medidas executivas têm-se centrado nas deportações dentro do país, depois de terem conseguido reduzir para uma média de 700 as mensais de migrantes na fronteira com o México, em comparação com a média de mais de 80.000 do ano anterior mandato, de acordo com o MPI, que estima em 13,7 milhões o número de indocumentados nos Estados Unidos.

O governo investiu 1,3 mil milhões de dólares e destacou mais de 7.000 militares para zonas da fronteira que militarizou, informou Colleen Putzel-Kavanaugh, coautora e analista associada do MPI.

As mudanças migratórias de Trump têm-se concentrado em três grandes áreas: eliminar as proteções migratórias concedidas pelo governo anterior, acelerar as deportações e aumentar a cooperação com as autoridades estaduais e locais, explicou Kathleen Bush-Joseph, advogada e analista de políticas migratórias do MPI.

Nesse sentido, a advogada descreveu que uma estimativa "conservadora" aponta para 1,5 milhões de pessoas que perderam a sua proteção até agora, já que a Casa Branca ordenou a eliminação do Status de Proteção Temporária (TPS) para pessoas de 13 países.

O governo federal também pretende "remoções expeditas", ao negar audiências nos tribunais, onde o MPI identificou 4 milhões de casos pendentes de deportação, incluindo cerca de 2,4 milhões de pedidos de asilo.

Além disso, a Administração quase multiplicou por 10 os acordos '287(g)', que permitem às autoridades locais cooperar com o ICE, pelo que já existem cerca de 8.500 agentes estaduais e locais treinados para participar em operações migratórias.

Bush-Joseph alertou que as ações migratórias aumentarão devido ao orçamento de 170 mil milhões de dólares que o Congresso concedeu em julho passado ao Departamento de Segurança Interna (DHS), ao aprovar a "grande e bela lei" de Trump.

"É realmente importante enfatizar que isto é apenas o começo. A administração Trump levou tempo para intensificar a aplicação da lei e redirecionar essa operação para o interior do país, porque o foco estava na fronteira, onde havia um grande número de chegadas", afirmou.

Leia Também: Futuro da Gronelândia em discussão na Casa Branca. O que está em jogo?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2918924/trump-alcanca-recorde-de-500-acoes-migratorias-com-622000-deportacoes#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes