Trump ameaça impor tarifas de 200% sobre vinho francês. Porquê? Perceba

  • 20/01/2026

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o seu homólogo francês também recebeu um convite para integrar o Conselho de Paz para Gaza. No entanto, não estará já nos planos de Emmanuel Macron fazer parte desta organização "nesta fase". 

 

O presidente francês terá levantado algumas questões sobre este Conselho de Paz, nomeadamente quanto ao respeito pelos princípios e estrutura das Nações Unidas, de acordo com um funcionário francês, citado pelo New York Post.

Questionado sobre este tema, Donald Trump não deixou de dar uma alfinetada a Macron, ameaçando impor tarifas de 200% sobre o vinho francês caso a França recuse o seu convite.

"Bem, ninguém o quer porque ele vai deixar o cargo em breve. Vou impor uma tarifa de 200% sobre os vinhos, champanhes e ele [Macron] vai juntar-se. Mas, ele não precisa de participar", disse o norte-americano.

De recordar que França, que integra o Conselho de Segurança da ONU, reafirmou, na segunda-feira, o seu "compromisso com a Carta da ONU", após o convite dos Estados Unidos para integrar o Conselho da Paz, declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

"Tal como vários outros Estados, a França foi convidada pelos Estados Unidos a integrar o Conselho da Paz. Em conjunto com os nossos parceiros próximos, estamos a examinar as disposições do texto proposto como base para este novo órgão, cujo âmbito vai para além da situação em Gaza", referia o comunicado.

"Reiteramos também o nosso compromisso com a Carta das Nações Unidas. Esta continua a ser a pedra basilar do multilateralismo eficaz, onde o direito internacional, a igualdade soberana dos Estados e a resolução pacífica dos litígios prevalecem sobre a arbitrariedade, as lutas pelo poder e a guerra", acrescentou o ministério, sem acrescentar mais detalhes.

Conselho de Paz. França reafirma compromisso com a Carta da ONU

Conselho de Paz. França reafirma compromisso com a Carta da ONU

A França, que integra o Conselho de Segurança da ONU, reafirmou hoje o seu "compromisso com a Carta da ONU", após um convite dos EUA para integrar o Conselho da Paz, declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

Lusa | 15:48 - 19/01/2026

O que é o Conselho de Paz?

Após o anúncio da entrada em vigor da segunda fase do plano para a Faixa de Gaza, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem vindo a convidar vários líderes - e ex-líderes - políticos para integrarem o Conselho para a Paz em Gaza. 

A formação do Conselho para a Paz em Gaza faz parte desta segunda fase do acordo de cessar-fogo entre o Hamas e Israel, tendo como objetivo supervisionar um comité palestiniano de tecnocratas, temporário e apolítico, que já iniciou funções no dia 16 de janeiro.

"O Conselho de Paz desempenhará um papel essencial no cumprimento dos 20 pontos do plano presidencial, proporcionando supervisão estratégica, mobilizando recursos internacionais e garantindo a responsabilização à medida que Gaza transita do conflito para a paz e o desenvolvimento", referia um comunicado da Casa Branca, na sexta-feira.

Desta forma, "para concretizar a visão do Conselho de Paz sob a presidência Trump, foi formado um conselho executivo fundador, composto por líderes nas áreas da diplomacia, desenvolvimento, infraestruturas e estratégia económica".

Quem é que Trump convidou?

Donald Trump divulgou, na sexta-feira, a composição do Conselho de Paz para a Faixa de Gaza. Os primeiros nomes a vir à tona foram os de Marco Rubio, que é secretário de Estado, e o do antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair.

Também o enviado especial para o Médio Oriente, Steve Witkoff, fará parte deste órgão, assim como o genro de Trump, Jared Kushner, e o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga. O bilionário norte-americano Marc Rowan terá assento no Conselho. 

Já o Kremlin adiantou, na segunda-feira, que o presidente russo, Vladimir Putin, também foi um dos convidados a fazer parte do Conselho de Paz. Informação que viria a ser confirmada pelo presidente norte-americano mais tarde.

"De facto, o presidente Putin recebeu uma oferta pelos canais diplomáticos para participar deste Conselho de Paz. De momento, estamos a analisar todos os detalhes da proposta", indicou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à agência russa Tass.

Donald Trump convidou Putin para integrar Conselho para a Paz em Gaza

Donald Trump convidou Putin para integrar Conselho para a Paz em Gaza

Donald Trump convidou Vladimir Putin para fazer parte do Conselho Executivo para a Paz em Gaza, na sequência do anúncio da entrada em vigor da segunda fase do acordo de cessar-fogo entre o Hamas e Israel. O Kremlin adiantou que a proposta está a ser analisada e que entrará em contacto com os Estados Unidos para esclarecer detalhes.

Maria Gouveia | 11:05 - 19/01/2026

Sabe-se ainda que o presidente dos Estados Unidos convidou o rei Abdullah II da Jordânia, os presidentes turco, Recep Tayyip Erdogan, o argentino, Javier Milei, e do Paraguai, Santiago Penã, e os primeiros-ministros paquistanês, Shehbaz Sharif, indiano, Narendra Modi, e o canadiano, Mark Carney.

Donald Trump convidou ainda a China e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, para integrarem este Conselho de Paz, um colégio de personalidades mundiais para resolver conflitos.

Conselho para a Paz em Gaza: O que é e quem é que Trump convidou?

Conselho para a Paz em Gaza: O que é e quem é que Trump convidou?

Donald Trump convidou vários líderes políticos - e não só - para integrarem o Conselho para a Paz em Gaz, que o próprio presidirá de forma vitalícia. Afinal, o que é este conselho? E qual é o objetivo?

 Maria Gouveia | 12:55 - 19/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2922628/trump-ameaca-impor-tarifas-de-200-sobre-vinho-frances-porque-perceba#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes