Trump ameaça jornalista australiano: "Vou contar ao PM sobre si"
- 17/09/2025
O momento aconteceu há menos de 24 horas (ainda antes de Trump partir para o Reino Unido) mas o vídeo já correu o mundo. Trata-se de uma interação onde o presidente norte-americano, não gostando das perguntas da imprensa, ameaçou o jornalista que o questionava.
O profissional em causa é John Lyons, editor da ABC (Australian Broadcasting Corporation), que começou por perguntar a Trump quão mais rico estava desde que assumiu o cargo de presidente dos Estados Unidos, notando que é um dos chefes de Estado com mais dinheiro na história do país.
"Não sei. Não sei que negócios estão a ser feitos, para além de que os meus filhos é que os estão a fazer. São eles que estão a gerir a empresa. Mas a maior parte dos meus negócios foram feitos antes. E isto foi o que eu fiz a minha vida inteira: construí edifícios", respondeu o presidente norte-americano.
Donald Trump voltou-se depois para a Casa Branca e apontou para o edifício, dizendo que "vai ser o melhor salão de bailes de todo o mundo" e que lhe dá "prazer" construir esta ala para o país.
"E sou eu que a estou a pagar", realçou.
O jornalista, por sua vez, questionou se Trump considerava que era apropriado um presidente no cargo estar envolvido em tantas atividades negociais.
Trump rejeitou a premissa e reiterou que são os "filhos que estão a gerir a empresa", questionando logo de seguida de que órgão de comunicação era o jornalista.
John Lyons respondeu que era um enviado da Four Corners, o ramo de investigação da ABC.
Donald Trump disse, de seguida, que Lyons estava a "prejudicar a Austrália" com as suas questões. "Na minha opinião, está a prejudicar a Austrália imenso neste momento. E eles querem dar-se bem comigo”, atirou o presidente norte-americano.
"Sabe, o seu líder vem ver-me em breve. Vou contar-lhe sobre si. Está a criar um ambiente muito mau", afirmou, dando a palavra a outro jornalista e, quando Lyons tentou continuar a fazer perguntas disse-lhe para ficar "calado".
Pode ver o momento na publicação abaixo.
Instead of answering a normal question, he is trying to intimidate an Australian reporter. That man (the American president) deserves no respect. Trump is a disgrace to the democratic world and NATO countries today.
— Dominik Hasek (@hasek_dominik) September 16, 2025
pic.twitter.com/xCDNApKG82
O ministro das Finanças da Austrália já se manifestou sobre o incidente, defendendo que Lyons estava "apenas a fazer o seu trabalho".
"Eu respeito a ABC e respeito a sua independência e isso estende-se ao facto de não duvidar das questões legitimamente feitas pelos seus jornalistas", afirmou, citado pelo The Guardian.
Já Lyons defendeu que as suas questões foram "perfeitamente normais", baseadas em investigação e sem qualquer forma de questionamento abusivo.
"Se chegámos ao ponto em que fazer este tipo de questões nos impede de entrar na Casa Branca, então acho que estamos a entrar numa fase muito negra", considerou.
O jornalista não deixou também de brincar com a situação: “Ainda tenho é de me preparar para quando ele fizer queixa de mim”.
O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, está a tentar marcar um novo encontro com Donald Trump desde a última reunião do G7, no Canadá, em junho, mas ainda não é conhecida uma data oficial.
Contudo, Albanese afirmou esta semana que vai ver Trump “em Nova Iorque” num evento do presidente dos EUA na próxima terça-feira à noite.
Leia Também: Mumificação com 14.000 anos descoberta no norte do Vietname