Trump ameaça travar compra de óleo alimentar à China

  • 15/10/2025

"Estamos a considerar terminar a nossa relação comercial com a China em óleo alimentar e outras áreas de comércio como forma de retaliação. Por exemplo, podemos facilmente produzir óleo alimentar nós próprios, não temos de o comprar à China", frisou o chefe de Estado norte-americano numa mensagem na sua plataforma de rede social, Truth Social.

 

Trump acrescentou que a decisão da China de não comprar soja aos EUA está a causar dificuldades aos produtores.

Em 2024, os EUA foram os maiores importadores de óleo alimentar chinês, representando um total de 43% das toneladas que o país asiático exporta.

O valor das importações atingiu quase 390 milhões de dólares (336 milhões de euros, à taxa de câmbio atual).

As exportações de soja dos EUA para a China caíram a pique este ano, depois de Pequim ter imposto duras medidas tarifárias em resposta às ações da administração Trump.

De acordo com dados oficiais, os EUA venderam 5,9 milhões de toneladas de soja à China este ano, uma queda significativa em comparação com os cerca de 26,5 milhões de toneladas comercializadas no ano passado.

A China abasteceu o seu mercado com soja importada de países sul-americanos, como o Brasil e a Argentina.

Na semana passada, Trump impôs uma nova tarifa de 100% sobre todos os produtos da China, em resposta à decisão do governo de Xi Jinping de anunciar que os controlos alfandegários sobre os produtos exportados serão aumentados a partir de 01 de novembro.

Antes desta nova disputa, Trump e Xi realizaram uma conversa telefónica na qual aprovaram um acordo preliminar para permitir que a rede social TikTok continuasse a operar nos Estados Unidos e concordaram em reunir-se na Coreia do Sul no final de outubro, durante a cimeira de líderes da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC).

Após o último anúncio comercial, o republicano garantiu que não se iria reunir mais com o seu homólogo chinês na Coreia do Sul.

Também hoje, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, acusou a China de tentar "prejudicar a economia mundial", após Pequim ter imposto amplos controlos à exportação de terras raras e minerais críticos.

"É um sinal de fraqueza da sua economia, e eles querem arrastar o resto do mundo consigo", disse o responsável, sublinhando que "talvez seja um modelo de negócios leninista achar que prejudicar os clientes é uma boa ideia, mas, como principal fornecedor mundial, a China será a mais afetada se travar a economia global".

As declarações foram feitas poucos dias depois de Pequim ter anunciado restrições mais severas à exportação de minerais estratégicos, o que levou Trump a ameaçar com tarifas adicionais de 100% sobre todas as importações chinesas a partir de 01 de novembro.

Já a China advertiu hoje os Estados Unidos de que está disposta a "lutar até ao fim" se Washington insistir na imposição de novas tarifas e restrições comerciais, embora tenha reiterado a abertura ao diálogo.

Leia Também: Donald Trump atribui a Charlie Kirk a mais alta honra civil dos EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2871002/trump-ameaca-travar-compra-de-oleo-alimentar-a-china#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes