Tufão Kalmaegi faz pelo menos 40 mortos nas Filipinas

  • 05/11/2025

Cidades inteiras na ilha de Cebu (centro das Filipinas) foram inundadas, com os habitantes a procurarem refúgio em telhados para escapar às águas barrentas que arrastaram carros, camiões e até enormes contentores, como mostram vídeos verificados pela agência France-Presse (AFP).

 

Só na província de Cebu morreram 39 pessoas, adiantou hoje Ainjeliz Orong, responsável pela comunicação provincial, número que não inclui a cidade de Cebu.

De acordo com Ethel Minoza, funcionária da Defesa Civil local entrevistada pela AFP, os corpos de duas crianças foram encontrados na cidade de Cebu, capital da província, onde as equipas de resgate ainda tentavam retirar os habitantes isolados pelas cheias.

A governadora provincial Pamela Baricuatro descreveu numa publicação na rede social Facebook a situação como "verdadeiramente sem precedentes".

"As inundações são simplesmente devastadoras", indicou.

Foram registadas pelo menos cinco mortes noutras províncias, incluindo a de um idoso que se afogou no andar superior da sua casa na província de Leyte e a de um homem morto pela queda de uma árvore em Bohol.

Na ilha de Midanao, que também foi afetada, um helicóptero militar destacado no âmbito de uma missão de "apoio a operações de resgate" despenhou-se na terça-feira, anunciou o exército.

Dois pilotos e quatro tripulantes seguiam a bordo e foram recuperados seis corpos, mas estão em curso análises para os identificar, adiantou a porta-voz da Força Aérea, a coronel Maria Christina Basco.

O tufão desloca-se agora para oeste através do arquipélago de Visayas, enfraquecendo ligeiramente com ventos de 120 quilómetros por hora (km/h) e rajadas de 165 km/h.

"A água subiu muito rapidamente (...) Às 04:00 (hora local) da manhã, a situação já estava fora de controlo. As pessoas não conseguiam sair de casa", contou Don del Rosario, de 28 anos, residente em Cebu City.

Tal como muitos outros moradores, procurou refúgio nos andares superiores da sua casa enquanto a tempestade assolava a região.

Centenas de pessoas que viviam em tendas em acampamentos montados após o sismo de magnitude 6,9 que atingiu a ilha no final de setembro também foram "retiradas à força para a sua segurança", frisou Rhon Ramos, oficial de informações em Cebu, à AFP.

No total, quase 400 mil pessoas foram retiradas preventivamente da rota do tufão, de acordo com Rafaelito Alejandro, vice-administrador do Gabinete de Defesa Civil, numa conferência de imprensa hoje realizada.

O tufão Kalmaegi atingiu a costa leste do arquipélago na segunda-feira, pouco antes da meia-noite (15:00 em Lisboa), na província das ilhas Dinagat, no arquipélago de Visayas, segundo o serviço meteorológico nacional.

Depois de Kalmaegi, a meteorologista Charmagne Varilla prevê que mais três a cinco tempestades atinjam o país asiático antes do final do ano.

Por ano, cerca de 20 tempestades ou tufões atingem ou aproximam-se das Filipinas, sendo as regiões mais pobres do país geralmente as mais afetadas.

As Filipinas foram atingidas em setembro pelo tufão Ragasa e pela tempestade tropical Bualoi, ambos mortais.

De acordo com os cientistas, as alterações climáticas provocadas pela atividade humana estão a tornar os eventos climáticos extremos mais frequentes, mais mortíferos e mais destrutivos.

Leia Também: Pelo menos 26 pessoas morreram após tufão Kalmaegi nas Filipinas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2882792/tufao-kalmaegi-faz-pelo-menos-40-mortos-nas-filipinas#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes