Turquia nomeia um embaixador para a Síria
- 25/10/2025
O Ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Hakan Fidan, designou o seu vice-ministro, Nuh Yilmaz, para representar o país em Damasco, capital da Síria, indicou a agência citando fontes diplomáticas.
Até agora, a Turquia estava apenas representada junto do seu país vizinho por um encarregado de negócios.
Esta nomeação de um aliado próximo do ministro é interpretada como um importante sinal diplomático da Turquia.
Ancara e Damasco tinham rompido as suas relações diplomáticas durante a presidência de Bashar al-Assad na Síria, cujo afastamento a Turquia apoiou, após mais de uma década de guerra mortal.
Desde dezembro, os dois países têm estreitado os seus laços e a sua cooperação, económica e militar.
Hakan Fidan foi um dos primeiros responsáveis estrangeiros a felicitar o presidente interino sírio Ahmad al-Chareh.
Mas a Turquia mantém-se preocupada com a presença de Forças Democráticas Sírias (SDF) e militantes curdos na sua fronteira.
Natural de Istambul, nascido em 1974, Yilmaz é um diplomata experiente, número dois do Ministério dos Negócios Estrangeiros turco desde maio de 2024, segundo aquela entidade governamental.
Anteriormente, foi conselheiro principal do ministro e depois diretor do Centro de Investigação Estratégica (SAM) do Ministério dos Negócios Estrangeiros, de agosto de 2023 a maio de 2024.
Tal como Fidan, vem da agência nacional de Inteligência, domina o inglês por ter exercido várias funções em Washington e ter ensinado nos Estados Unidos.
A Turquia e a Síria partilham mais de 900 quilómetros de fronteira e o país recebeu até 5 milhões de refugiados sírios no seu território durante a guerra no país vizinho.
Leia Também: Duplica para 14 número de mortos em naufrágio entre Turquia e Grécia





.jpg)
















































